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Círio 2024 deve injetar R$ 189 milhões na economia do Pará

O Círio de Nazaré de 2024, na sua edição de nº 232, está programado para acontecer no segundo domingo de outubro, dia 13 de outubro, e vai trazer à capital milhares de turistas

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Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O Círio de Nazaré de 2024, na sua edição de nº 232, está programado para acontecer no segundo domingo de outubro, dia 13 de outubro, e vai trazer à capital milhares de turistas, vinda turbinada ainda pela curiosidade em conhecer a cidade que vai sediar a COP 30 em 2025.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) e a Secretaria de Estado de Turismo apresentaram um estudo nesta quinta-feira, 19, dando a dimensão da importância que o Círio exerce sobre a atividade turística e econômica no Estado. E essa relevância vai crescendo com o passar dos anos.

Os dados do levantamento seguem desdobrados em duas partes, a primeira com análises sobre o perfil destes turistas – todos de fora do Estado do Pará – que estiveram em Belém por ocasião dos Círio 2023, e a segunda parte trazendo as estimativas das participações e dos gastos dos turistas no Círio deste ano de 2024.

Para o Círio deste ano de 2024, a participação estimada e de cerca de 89 mil turistas, isto representa um crescimento de 10,6% em relação a participação de turistas no Círio 2023, que recebeu cerca de 80,5 mil turistas.

Quanto a estimativa dos gastos dos turistas no Círio deste ano, o gasto médio total estimado dos cerca de 89 mil turistas gira em torno de U$ 34,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 189 milhões de reais com base na cotação atual), montante que representa um crescimento de quase 13,0% em relação ao montante total do Círio/2023.

  • DE ONDE VÊM OS TURISTAS – dados de 2023
  • Maranhão – 9,1%
  • São Paulo – 8,8%
  • Ceará – 6,8%
  • Rio de Janeiro – 6,3%
  • Amazonas – 6,0%
  • Amapá – 4,3%
  • salvador – 3,3%
  • Recife – 2,9%
  • Minas Gerais – 2,4%
  • Piauí – 2,3%
  • Outros – 47,5%
  • MEIOS DE HOSPEDAGEM
  • Hotel – 39,3%
  • Casa de parentes – 33,1%
  • Casa de amigos – 19,8%
  • Casa Alugada – 4,6%
  • Casa própria – 2,0%
  • Igreja – 0,45%
  • Outros – 0,6%
  • LOCAIS MAIS VISITADOS
  • Basílica de Nazaré – 29,0%
  • Estação das Docas – 24,0%
  • Ver-o-Peso – 23,0%
  • Portal da Amazônia – 6,9%
  • Mangal das Garças – 6,2%
  • Museu de Arte Sacra – 1,8%
  • Polo Joalheiro – 1,0%
  • Museu Emilio Goeldi – 1,0%
  • Outros – 7,1%

Pontos Positivos: Religiosidade, Hospitalidade, Gastronomia, Beleza Naturais, Cultura e Outros aspectos.

Pontos que precisam melhorar – Limpeza da cidade, Trânsito, Segurança, Informações, Transporte Urbano e Outros aspectos.

  • LOCAIS QUE OS TURISTAS DESEJAM CONHECER NO PARÁ
  • Salinas – 21,2%
  • Mosqueiro – 12,5%
  • Ilha do Marajó – 10,5%
  • Ilha do Combú – 5,7%
  • Santarém/Alter do Chão – 6,5%
  • Castanhal – 1,9%
  • Ilha de Cotijuba – 1,6%
  • Outras localidades – 40,1%
Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.