Círio de Nazaré

Círio 2023: Imagem peregrina visita cidades da Grande Belém; veja programação

Esses municípios compõem as regiões do Menino Deus e Nossa Senhora do Ó e será a última maratona de visitas antes do Círio. Foto: Soraya Montanheiro
Esses municípios compõem as regiões do Menino Deus e Nossa Senhora do Ó e será a última maratona de visitas antes do Círio. Foto: Soraya Montanheiro

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza a sexta e sétima visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas regiões do Menino Deus e Nossa Senhora do Ó, de quinta, dia 28 de setembro, a sábado, 30 de setembro, percorrendo bairros, paróquias e comunidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Benfica, Santa Bárbara e Mosqueiro.

A visita inicia na quinta, dia 28 de setembro, na região episcopal Nossa Senhora do Ó, no Seminário Pio X, seguindo para a paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Águas Lindas. O dia de homenagens encerra com missa na Igreja Nossa Senhora do Ó, na praça Matriz de Mosqueiro. Na sexta, dia 29, a Imagem percorre várias localidades no distrito de Mosqueiro e nos municípios de Benevides e Marituba, encerrando na paróquia Menino Deus, no centro de Marituba. No sábado a visita continua pelo município e por Ananindeua.

Sobre as regiões episcopais

Em 2019, a Arquidiocese de Belém instalou a oitava região episcopal de Nossa Senhora do Ó, desmembrada da região do Menino Deus. A nova região atende o distrito de Mosqueiro e os municípios de Benevides e Santa Bárbara e engloba oito paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Santa Rosa de Lima (Benevides), Nossa Senhora do Carmo (Benevides), Santa Bárbara, São Pedro Pescador (Mosqueiro), Nossa Senhora da Conceição (Benfica), São Francisco de Assis (Benevides) e Nossa Senhora do Ó (Mosqueiro). O desmembramento foi necessário por conta do grande crescimento da população e instalação de novas paróquias, além de facilitar o trabalho missionário. O vigário episcopal é o Padre Francimar Ferreira Lopes, que é também pároco da Paróquia Santa Bárbara do Pará.

A Região Episcopal Menino Deus é uma das três mais antigas da Arquidiocese, e é a segunda vez que é separada. A primeira foi em 2005 para criação da Região São Vicente de Paulo, e agora para criação da Região Nossa Senhora do Ó. Padre Vandilson Sousa Lima, da Paróquia do Evangelista São Marcos assumiu como Vigário Episcopal.

Com desmembramento a região Menino Deus continuou a abranger Marituba e Ananindeua, e reduziu de 20 para 17 paróquias, são elas:  Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos, São Pio X, São José dos Verdejantes (Águas Lindas), Santa Teresinha do Menino Jesus (Águas Lindas), São Pio de Pietrelcina, área missionária São Paulo Apóstolo, área missionária Perpétuo Socorro (Canaã) e área missionária Santíssima Trindade.