Círio de Nazaré

Ciclistas rendem homenagens à padroeira. Veja galeria de imagens!

A Ciclo Romaria atraiu milhares de devotos neste sábado. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará
A Ciclo Romaria atraiu milhares de devotos neste sábado. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Cintia Magno

À medida que se aproximava as 8h da manhã de sábado (15), a Praça Santuário de Nazaré foi sendo tomada por ciclistas que se preparavam para homenagear a padroeira dos paraenses na oitava procissão prevista no calendário oficial do Círio 2022, a Ciclo Romaria. Sob o badalar dos sinos da Basílica Santuário, a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré deu início à procissão que percorreu 14 km pelas ruas do centro de Belém.

Terezinha Rodrigues, 58 anos, costureira e devota. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Depois de cerca de nove horas de trabalho para enfeitar a bicicleta com uma escultura de 3 metros de altura, o contador Mário Lopes, 56 anos, se adiantou para aguardar a saída da Ciclo Romaria. Antes da Imagem Peregrina ser colocada na Berlinda, ele e os amigos que costumam acompanhar a romaria agradeciam pela oportunidade de retornar às ruas. “Há seis anos nós fazemos essa homenagem e sempre com uma decoração diferente”, contou. “É uma maravilha poder voltar à Ciclo Romaria e o que a gente quer é isso, paz, amor e união, que é o que o mundo precisa”.

Com a companheira de viagem também enfeitada com balões e uma imagem de Nossa Senhora, a costureira Terezinha Rodrigues, 58 anos, era só gratidão. Desde que a Ciclo Romaria foi inserida no calendário oficial do Círio, ela acompanha a Berlinda pedalando. “Estou muito emocionada de, na idade que eu estou, ainda estar com saúde para pedalar, então, eu venho para agradecer pela minha saúde e por poder estar aqui com ela mais um ano”.

EMOÇÃO

Grupos de ciclistas vieram de várias partes do Estado. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Vindos do Conjunto Cidade Nova II, em Ananindeua, o grupo de mais de 100 amigos também são participantes antigos da Ciclo Romaria e não escondiam a emoção de poder retornar às ruas para pedalar ao lado de Nossa Senhora. “É muita felicidade, todo mundo estava ansioso para fazer essa pedalada novamente ao lado da santinha. Já são 16 anos que o nosso grupo participa”, comemorou o pintor automotivo Roberto Klinger, 54 anos. “Nos anos de pandemia a gente vinha, mas não era a mesma coisa do que ter a santinha por perto”.

ORIGEM

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Criada a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a Ciclo Romaria faz parte da programação oficial do Círio desde 2004. “A Ciclo Romaria é mais um segmento da sociedade que pediu e a gente atendeu para que eles pudessem prestar a sua homenagem à Nossa Senhora”, pontuou o diretor de procissões da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Sousa.

“O ciclismo, hoje, não é só um esporte, é uma condução para muitos trabalhadores. Então, é uma homenagem que a cada ano cresce e é um passeio muito gostoso. São 14 km passando por várias ruas de Belém em mais uma demonstração de devoção a Nossa Senhora”.

A padroeira abençoou os ciclistas. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará