Alexandre Nascimento
O Círio de Nazaré deste ano, foi encerrado, na noite de ontem (23), na Basílica Santuário, em Belém. O evento de encerramento contou com o projeto “Cores, Sons e Sensações”, que por meio de animação projetada na parede da igreja anunciou que “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho!”, será o tema da festa nazarena em 2023, seguido pelos fogos em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
O encerramento foi antecedido por uma missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que ressaltou que a edição da festa nazarena deste ano foi o “Círio do reencontro”, uma vez que indicou o retorno de todas as procissões após dois anos de pandemia. “Foi o reencontro dos devotos com a fé, evidenciada nesses 15 dias de procissões que homenagearam Nossa Senhora de Nazaré nas ruas de Belém”, ressaltou o arcebispo.
O ponto alto do encerramento ficou por conta da animação do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que projetou uma animação na fachada da Basílica de Nazaré para anunciar, sob aplausos de milhares fiéis, o tema do Círio de 2023. “Nossa mãe Maria nos ensina que precisamos caminhar sempre na fé, em qualquer situação que passarmos. E, por meio do Círio, é que os fiéis mostram que seguem esses caminhos da fé”, completou Dom Alberto Taveira.
As homenagens ao encerramento da edição 230 do Círio foram seguidas pelo show pirotécnico dos fogos, que embelezaram o céu acima da Basílica num espetáculo de cores. “Esses fogos indicam o festejo que estamos com o retorno do Círio após dois anos, sendo realizado com todo o sucesso que propiciou que os fiéis estivessem em devoção e vivessem sua fé, em nossa padroeira. Nos despedimos do Círio, mas já iniciando a preparação para nossa festa nazarena para o ano que vem”, disse Antônio Salame, coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
E a edição do Círio de Nazaré de 2023 já enche de expectativa os fiéis que presenciaram o encerramento da edição da festa católica, deste ano. “É mais um Círio que termina e que nos deixa com o coração apertado. Mas, também nos cria a expectativa para o ano que vem, pois como diz o tema que foi revelado hoje (ontem), vamos seguir o caminho da fé em nossa Nazinha com muita devoção”, declarou Ana Clara, 34 anos, devota.