Bola

Segundinha do tapetão: Atlético é eliminado e União volta ao torneio

A 2ª Comissão Disciplinar, do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA) julgou, ontem, dois casos relacionados à Série B do Campeonato Paraense, que está paralisada há uma semana, justamente por conta dos imbróglios jurídicos.

Além do caso envolvendo o meia-atacante Lukinhas, que era acusado, pela procuradoria da corte, de estar atuando de forma irregular pelo Parauapebas, a turma também apreciou recurso do União Paraense, que acusava o Atlético Paraense de, também, utilizar o atleta Wesley. Apenas a segunda denúncia foi acatada pela comissão, com o Atlético sendo eliminado do campeonato.

No caso do Parauapebas, Lukinhas havia sofrido um “gancho” de quatro partidas, aplicado pelo TJD/PA, quando ainda atuava pela Tuna Luso, em 2021. A punição imposta ao Lukinhas foi transformada em pena social, com o atleta se comprometendo a cumprir com a doação de três cestas básicas à instituição de caridade e, ainda, doação de sangue ao Hemopa.

A segunda parte da pena, no entanto, não teria sido cumprida pelo atleta, dentro do que foi determinado pela justiça, gerando a denúncia, que acabou não sendo acatada ontem, liberando, portanto, o atleta para jogar normalmente as oitavas de final contra a Esmac, em jogo que ainda será marcado.

O Departamento de Competições, da Federação Paraense de Futebol (FPF), deve marcar, ainda hoje, uma nova data para o confronto, do qual sairá o oitavo clube classificado às quartas de final do campeonato. A tendência é que o jogo aconteça no próximo final de semana. No jogo de ida entre as equipes, a Esmac derrotou o Parauapebas, por 2 a 1, e agora tem a vantagem do empate na partida de volta para avançar.

Já o Atlético, que venceu os dois jogos contra o União Paraense, por 2 a 1, pelas oitavas de final da Série B, com a decisão de ontem no tribunal, será substituído pelo União nas quartas de final. A FPF será comunicada hoje pela secretaria do TJD/PA das decisões tomadas pela 2ª Comissão Disciplinar. “Amanhã mesmo estarem dando ciência à Federação do desfecho dos julgamentos de hoje (ontem)”, afirmou o presidente da corte, Jeff Launder.

Já estão garantidos nas quartas de final as seguintes equipes: Capitão Poço, Cametá, São Francisco, União Paraense, Vila Rica, Santa Rosa e Carajás.

Os jogos, não só das quartas de final, mas também das semifinais e finais do campeonato, serão disputados em sistema de ida e volta. Ao final da competição, campeão e vice garantem vaga na elite do futebol local, cujo campeonato tem seu início previsto para o dia 15 de janeiro. Das equipes que ainda estão participando da Série B cinco já disputaram o Parazão. Caso assegure classificação, o Parauapebas se juntará ao grupo. Por sua vez, a Esmac jamais participou do Estadual da 1ª divisão, assim como Capitão Poço e União.

Texto: Nildo Lima