SÃO PAULO, SP (UOLO/FOLHAPRESS) – O Atlético-MG deu indícios de que definiria o Campeonato Mineiro logo no jogo de ida, ao abrir 2 a 0 no primeiro tempo, e viu Martín Benítez brilhar pelo América e buscar o empate na Arena Independência. Porém, Hulk, que havia perdido pênalti e não jogava bem, reagiu e decidiu o duelo nos últimos segundos: 3 a 2 para o Galo, que vai à decisão com ótima vantagem.
Pavón, Hyoran e Hulk marcaram os gols do Galo, e Benítez anotou dois pelo Coelho. Porém, após o empate dos donos da casa, o time de Eduardo Coudet sofreu para voltar à frente do placar, mesmo com um jogador a mais.
Hulk teve a chance de garantir a vitória de pênalti, mas bateu mal e desperdiçou. Apesar da atuação apagada, o camisa 7 decidiu no fim.
Para faturar o tetracampeonato, o Atlético pode ganhar, empatar ou até perder por um gol de saldo na partida de volta. O Coelho precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença.
A decisão será no próximo domingo (9), no Mineirão, às 16h30. Antes, o Galo recebe o Libertad pela primeira rodada do Grupo G da Libertadores, na quinta-feira (6), enquanto o Coelho pega o Peñarol pelo Grupo F da Sul-Americana, no Independência, na quarta (5).
Estrelas de Coudet e Benítez brilham e Hulk define.
O Atlético-MG começou o jogo com imposição na casa do Coelho, e não demorou para balançar as redes. A partir dali, a partida ganhou ares de tranquilidade para os alvinegros.
Brilhou a estrela de Eduardo Coudet: o argentino escalou Pavón, suspenso na Libertadores, e Hyoran. Ambos não estavam atuando entre os titulares nos últimos jogos, mas balançaram a rede no primeiro tempo.
O América sentiu o bom início do Galo e não mostrava poder de reação. Foi numa bola parada e no brilho de Benítez, porém, que os donos da casa voltaram para o confronto, logo antes do intervalo.
SEGUNDO TEMPO
O empate veio logo no início do segundo tempo, novamente com gol de Benítez, o melhor nome da partida.
Logo depois o Coelho perdeu Marlon, expulso, e precisou se segurar no campo de defesa para sair do confronto sem maiores danos.
Hulk frustrou os planos do América de manter a invencibilidade em 2023. No último minuto, o agora artilheiro do Estadual foi às redes e colocou o Galo em ótimas condições de buscar o título mineiro.
GOLS E DETAQUES
Um começo para colocar o Galo em posição confortável: no segundo minuto do jogo, Pavón recebeu lançamento pela ponta direita, invadiu a área com rapidez e chutou colocado, de canhota, para superar Matheus Cavichioli. Lindo gol no Independência.
Aos 33 minutos, depois de uma tentativa de ligação de Everson, a zaga do América cortou. Com espaço, Hyoran pegou a sobra, carregou para a entrada da área e chutou colocado para marcar mais um belo gol do Galo.
A instantes antes do intervalo, o Coelho voltou para o jogo com o brilho de Benítez. Em jogada ensaiada em uma falta pela meia esquerda, a bola foi rolada para o argentino, que conduziu para o meio e soltou a bomba. A bola ganhou curva e deixou Everson sem chances para defender.
Aos seis minutos da etapa final, Benítez recebeu passe de Aloísio por cima, dominou bem e tocou entre as pernas de Everson para empatar a partida.
HULK PERDE PÊNALTI
Após cruzamento de Edenilson e cabeceio de Patrick, a bola sobrou para Paulinho. O camisa 10 finalizou mas foi bloqueado pelo lateral Marlon, que defendeu com as mãos e foi expulso. Na cobrança de pênalti, Hulk bateu mal e Cavichioli buscou, fazendo ótima defesa.
Após perder o pênalti, ele reagiu no fim. Nos últimos segundos, aos 52 do segundo tempo, Hulk tabelou com Paulinho e chutou cruzado para deixar o Galo em boas condições para buscar o tetra.
AMÉRICA-MG 2 X 2 ATLÉTICO-MG
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Ricardo Silva, Maidana e Nicolas (Marlon); Alê, Juninho e Benítez (Mikael); Felipe Azevedo, Matheusinho (Everaldo) e Aloísio (Danilo Avelar). Técnico: Vagner Mancini.
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Pedrinho), Maurício Lemos, Jemerson e Rubens (Igor Gomes); Otávio, Zaracho (Vargas), Hyoran (Patrick) e Pavón (Edenilson); Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Competição: Final do Campeonato Mineiro de 2023 – 1º jogo
Árbitro: Paulo César Zanovelli
Assistentes: Magno Arantes Lira e Pablo Almeida Costa
Marco Aurélio Augusto Fazekas
Gols: Pavón (CAM), a 1 minuto, e Hyoran (CAM), aos 33, e Benítez (AME), aos 47 do 1º tempo; Benítez (AME), aos 6 minutos, e Hulk (CAM), aos 52 do 2º tempo
Cartões amarelos: Benítez (AME); Patrick (CAM), Zaracho (CAM) e Hulk (CAM)
Cartão vermelho: Marlon (AME)