GASTRONOMIA

Restaurantes celebram primeira participação no Estrela Azul

Este ano, dos 30 estabelecimentos participantes do festival, alguns estão oferecendo o cardápio com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 79,90.

O restaurante Di Mare oferece um cardápio especial com o melhor da gastronomia paraense para o Festival Estrela Azul
O restaurante Di Mare oferece um cardápio especial com o melhor da gastronomia paraense para o Festival Estrela Azul Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.

O Festival Gastronômico Estrela Azul, promoção do jornal DIÁRIO DO PARÁ, tem movimentado a cidade desde o último dia 22 de março. Neste ano, além de estabelecimentos veteranos no evento, empreendedores estreantes têm se surpreendido com o impacto positivo do fluxo de clientes novos angariados com a participação no certame.

“A recepção do público está sendo excelente pra gente. Como é o primeiro ano que nós estamos participando, a gente ficou com um certo receio de não agradar, mas a gente está agradando bastante. O público que vem aqui gosta muito. E pra gente está sendo uma novidade boa, porque muita gente que está vindo, está vindo através do Estrela Azul”, conta Felipe Castilha, gerente do Di Mare Pizzeria & Trattoria, o caçulinha do evento. “Muitos clientes criam uma rota, né? Uma rota de vários restaurantes e acabam vindo no nosso também, conhecer o nosso espaço”, acrescenta.

Localizado na Dom Romualdo de Seixas, Umarizal, o Di Mare oferece um menu que une traços da culinária regional com receitas italianas. “Nós fizemos um prato próprio com o Estrela Azul. É uma temática bastante regional, sem perder as nossas raízes italianas que nós temos, não deixamos de ser uma casa italiana, então nós fizemos essa mesclagem justamente para surpreender o cliente”, explica Castilha.

A entrada é um “duo nido Di Mare” – a primeira é formada por uma casquinha de pizza napolitana fininha, dentro tem um Sour Cream de tucupi e um camarão rosa empanado, além de um broto de jambu. A segunda unidade, também feita com a mesma massa de pizza, contém um steak tartare de carne, finalizado com um limão siciliano.

O prato principal é um “canelloni de pirarucu al limone” – uma massa fresca preenchida com pirarucu e queijo cuia e uma camada de parmesão com limão siciliano. A receita também contém farofinha de pirarucu nas laterais e é finalizada com uma geleia de bacuri.

A sobremesa é um panna cotta de taperebá – um doce à base de leite e geralmente é servido com a geleia por cima em biscoito de castanha-do-pará e um suspiro de limão siciliano. “Nossa política de fazer pratos aqui na Di Mare é tentar sempre inovar, sem perder as raízes italianas. Esse prato não é que ele tenha a possibilidade de ficar, ele vai ficar, já é uma certeza que nós temos, ele vai ficar no cardápio por causa da aceitação das pessoas que já pediram ele e gostaram muito”, promete Castilha.

Realizado desde 2017, o Festival Estrela Azul foi idealizado para apoiar a cena gastronômica local. Os empreendedores ganham, durante a realização do evento, divulgações especiais nos veículos do Grupo RBA. Ao todo, 30 bares e restaurantes da Grande Belém participam do Estrela Azul 2025, oferecendo um combo com entrada, prato principal e sobremesa, pelo valor de R$ 79,90. A lista completa de pontos participantes e do cardápio de cada um dos locais está disponível no site estrelaazul.dol.com.br. A promoção tem o patrocínio de Claro, Doratta, Marisa Foods, Sebrae e Cerpa Export.