
Neste domingo (6), Belém vai ter uma grande mobilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi celebrado na última quarta-feira (2). Neste final de semana, haverá a realização de uma caminhada e diversas atividades gratuitas voltadas para a saúde, assistência social e cidadania abertas a toda a população. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o autismo e promover a inclusão social.
A concentração está marcada para às 8h, seguida da caminhada às 9h, na Praça Batista Campos. A Caminhada é gratuita e aberta a todos os interessados. Neste ano, o evento adota o lema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
Declarações e Ações de Conscientização
Flávia Marçal, Superintendente da Primeira Infância da Prefeitura de Belém, destaca que a conscientização e a inclusão são compromissos que devem ser assumidos por toda a sociedade. Para ela é fundamental que o debate sobre o autismo se converta em ações concretas que assegurem direitos e oportunidades para as pessoas autistas. “Desde o começo tenho orgulho de participar dessa luta sempre tentando me colocar no lugar do outro, pois é isso que precisamos fazer: menos preconceito e mais informação”, afirma.
“É fundamental mostrar à sociedade a relevância desse movimento. Combater o preconceito com informação é essencial para assegurar que essas pessoas tenham acesso à educação e seus direitos garantidos. Ainda lidamos com muita desinformação e essa é uma realidade que precisamos mudar”, acrescenta.
Serviços e Ações Oferecidas no Evento
A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas participem do evento que oferecerá diversos serviços, como: vacinação contra Influenza, Hepatite B, Difteria e Tétano (dT), Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV e Meningo (ACWY). Também haverá serviços de saúde incluindo aferição de pressão arterial, glicemia, consultas médicas e testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), todos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Além disso, serão distribuídos cards informativos sobre o protocolo de rastreio do risco para autismo e desenvolvimento infantil, uma iniciativa da Superintendência da Primeira Infância de Belém.
Outros Serviços e Programas Disponíveis
A ação também contará com serviços do CadÚnico para Programas Sociais e trará informações sobre o programa Família Acolhedora que é realizado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Além disso haverá atendimento jurídico gratuito incluindo reconhecimento voluntário de paternidade e emissão de documentos como RG, CPF e certidões oferecidas pela Defensoria Pública do Estado DPE. O evento é uma organização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), em parceria com o Governo do Pará, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o autismo.