O Festival Amazônico de Gastronomia 2025 segue com a programação até domingo, 24, no Parque da Residência, em Belém. Este é o segundo final de semana seguido do evento que celebra o melhor da culinária paraense e reúne chefs renomados, produtores locais, além de programação musical e espaço voltado para crianças. Dos pratos clássicos aos novos talentos, é possível encontrar ingredientes e sabores que agradam todos os paladares.
Uma das novidades apresentadas foi a combinação da culinária japonesa com a paraense, criando a fusão “japaense”. “Como estamos perto da COP30, o restaurante tendenciou a priorizar os nossos insumos, como camarão, jambu e tucupi, e me deu a difícil missão de fundir esses produtos com a culinária asiática”, explica o chef do Sushi Boulevard, Diego Lopes, responsável pelas receitas. O resultado foi um cardápio composto por sushi, guioza, bolinhos e outras iguarias da culinária asiática, mas com o sabor regional. A aprovação do público foi tamanha que um dos pratos é o segundo mais vendido de todo festival.
Para os amantes da culinária tradicional, uma das opções é o box do chef paraense Renato Mendes, que ficou no Top 4 do reality MasterChef 2022, da Band. Conhecido nas redes sociais por ensinar o passo a passo de pratos regionais, ele recebeu o carinho dos seguidores no evento. Para ele, os holofotes voltados ao Pará por conta da COP, representam “uma oportunidade para a gente valorizar mais a nossa cultura e com isso a gastronomia”. Para quem está começando ou pretende se juntar ao grande time da culinária local, o recado de Renato é “investir para entregar um prato que vai realmente agradar com produtos de qualidade e fazer tudo com amor, que dá muito certo”.
Segundo o chef responsável pela curadoria do evento, Thiago Castanho, além de reunir em um único espaço a potência da cozinha regional, o festival também democratiza o acesso à culinária e possibilita que uma variedade de público conheça os estabelecimentos da cidade. “A entrada é gratuita, então pode acessar, comer e provar. Tem gente que nunca comeu na barraca da Fafá do Comércio, por exemplo, mas hoje tem a possibilidade de experimentar”. Foi o caso das estudantes Isabela Cristina, de Marabá, e Maria Clara Goes, do Amapá. Elas estudam em Belém e aprovaram a variedade do evento: “o clima, a música, a comida, tudo está muito bom”, relata Isabela.
Serviço – O Festival Amazônico de Gastronomia 2025 segue até domingo, 24, das 10 às 22h, no Parque da Residência, com entrada pela Av. Magalhães Barata e também pela Trav. Três de Maio, no bairro de São Brás, em Belém. A entrada é gratuita, respeitando o limite máximo de pessoas determinado pelo Corpo de Bombeiros para o local. A programação inclui chefs convidados, boxes de comidas, música, oficinas, aulas-show e palestras. Confira:
24 de agosto, domingo:
Música
10h30 – 12h30: Turma Fantástica (infantil) – PALCO TEATRO
12h00 – 13h30: Júlia Passos – PALCO EXTERNO
14h30 – 16h00: Ver o Brass – PALCO TEATRO
17h00 – 18h30: Fruta Quente – PALCO EXTERNO
19h30 – 21h00: Felipe Cordeiro – PALCO TEATRO
DJs:
10h às 16h: DJ Jack Sainha
16h às 22h: DJ Desacostumado
Aula Show:
13h00 – 14h00: Felipe Gemaque (kids) – Pãozinho de Tapioca
15h30 – 17h30: Chef Jeff Gonçalves – Nhoque de Cará Roxo com Bechamel de Queijo do Marajó e Pesto de Jambu – Uma fusão de técnicas com ingredientes e sabores amazônicos, explorando a untuosidade e o contraste de texturas.
Espaço Kids:
15h00 – 16h00: Contação de Histórias com Adriana Cruz
16h00 – 17h30: Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes com Pedro Bolha