CIRCUITO GASTRONÔMICO

Circuito valoriza a diversidade da culinária amazônica

Começou ontem (1º) o Circuito Gastronômico do 15º Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense.

Natasha Paiva diz que o Sushi Boulevard, um dos participantes, oferta um combo chamado Fusão Amazônica
Natasha Paiva diz que o Sushi Boulevard, um dos participantes, oferta um combo chamado Fusão Amazônica Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Belém e Pará - Começou ontem (1º) o Circuito Gastronômico do 15º Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. Neste ano, 20 estabelecimentos participam do evento, que apresenta pratos exclusivos voltados à diversidade da culinária amazônica, adaptada aos diferentes formatos de negócios existentes em Belém. “No caso específico do circuito, o prato criado tem que ter ingrediente amazônico, independente de qual é o estilo de comida, qual é o tipo de cozinha ou a vertente, seja japonesa, italiana ou árabe, ele precisa ter ingrediente amazônico”, explica Joanna Martins, organizadora do evento.

A proposta do festival, reforça Joanna, é mostrar tanto para o consumidor quanto para os cozinheiros locais que os insumos amazônicos podem estar presentes em qualquer tipo de gastronomia, estimulando a inovação e novas formas de consumo. “Além dessa bioeconomia alimentar, de ingredientes que vão servir para a criação dos pratos, também há o estímulo ao artesanato, já que os restaurantes, algumas vezes, escolhem servir em louças diferentes. Então, existe toda uma interação e uma movimentação da economia criativa através do circuito e do festival como um todo”, ressalta.

O Circuito Gastronômico não era realizado há sete anos, e o próprio Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense estava há cinco sem ocorrer. O retorno foi bem recebido pelos empreendedores do setor. “Estar presente nesse festival é muito honroso para o Sushi Boulevard, porque estamos conectados a um público que busca inovação e também aos convidados que estão vindo a Belém. É poder se conectar com os restaurantes da região e mostrar que o Sushi Boulevard também é um restaurante amazônida é muito importante”, afirma Natasha Paiva, sócia do Sushi Boulevard, um dos participantes.

Para o evento, o restaurante preparou um combo chamado Fusão Amazônica: dois nigiris com queijo marajoara, pesto e salmão; haru hot paraense, com camarão, jambu e tucupi em forma de sushi; e um uramaki paraense com camarão. O combo é vendido a R$ 35,90. “A gente viu a demanda crescer sobre a necessidade de termos itens regionais. Já tínhamos um menu com essa proposta, mas, com o festival, criamos várias peças para que as pessoas consigam provar diferentes sabores em um único combo”, completa Natasha.

SERVIÇO
O Circuito Gastronômico do Ver-O-Peso da Cozinha Paraense segue até o dia 21 de setembro. Participam: Bêra, Casa do Saulo, Casa Igá, Celeste, Com’è?! Restaurante, Confraria da Carne Tucuruvi, Damata Sorvetes, Eugênia Cozinha, Govinda, La Traviata, Manjar das Garças, Pizza do Fábio, Puba, Remanso do Peixe, Sansei Temakeria, Sushi Boulevard, Sweet By Bebel, Ver-O-Açaí, Ver-O-Pesinho e Vida Mais Culinária Saudável.