TRANSPORTE

Alepa aprova recursos para melhoria do transporte público em Belém

O projeto tem como finalidade a aquisição de veículos de transporte coletivo para renovar e ampliar a frota em procedimento licitatório

Alepa aprova recursos para melhoria do transporte público em Belém Alepa aprova recursos para melhoria do transporte público em Belém Alepa aprova recursos para melhoria do transporte público em Belém Alepa aprova recursos para melhoria do transporte público em Belém
Foto: Mauro Ângelo
Foto: Mauro Ângelo

Os deputados estaduais aprovaram, por maioria, a criação do Fundo Estratégico do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB). Proposto pelo Governo do Estado, a iniciativa tem a finalidade de realizar aquisição de veículos de transporte coletivo para renovar, ampliar ou recompor a frota mediante procedimento licitatório, além de financiar auditorias sobre a gestão de receitas tarifárias, dentre outras atribuições. Ainda durante a mesma sessão da Assembleia Legislativa (Alepa) foi aprovada uma alteração, em forma de lei também enviada pelo Poder Executivo, ao próprio SIT/RMB, que visa adequações à realidade da rotina dos coletivos.

De acordo com a mensagem enviada ao Legislativo Estadual, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que “a proposta visa o aproveitamento de recursos públicos, com a definição de regras próprias para o Fundo Estratégico do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém, essencial para o funcionamento e operação do SIT/RMB”.

Ainda segundo o chefe do Executivo estadual, “a criação do Fundo Estratégico do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém possibilitará a aquisição de veículos de transporte coletivo, essenciais para a modernização e renovação da frota de ônibus, o que não apenas melhorará a qualidade dos serviços oferecidos à população, mas também contribuirá para a redução de custos operacionais, mediante o aumento da eficiência energética e diminuição da emissão de poluentes”.

A proposta de criação do Fundo recebeu duas emendas aditivas, uma do deputado Carlos Bordalo (PT) e outra do deputado Rogério Barra (PL), ambas rejeitadas pela maioria dos deputados. Dois deputados votaram contra a proposta: Livia Duarte (PSOL) e Rogério Barra (PL).

OUTRAS

– De autoria do deputado delegado Nilton Neves (PSD), foi aprovada a criação do Programa de Prevenção e a Semana Contra o Estupro Virtual nas Instituições de Ensino Público e Privado no Pará. A proposta afirma que a Semana Estadual de Conscientização sobre o Estupro Virtual será instituída no dia 18 de maio.

Uma das principais cantoras da Música Popular Brasileira, Fafá de Belém, teve sua obra musical reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. O projeto de lei é de autoria da deputada Lívia Duarte (PSOL) e foi aprovado por unanimidade pela Casa de Leis.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo possui 30 álbuns gravados e 15 milhões de discos vendidos. Seus estilos musicais incluem o fado, o sertanejo e a música romântica. Fafá de Belém foi anunciada como enredo da Escola de Samba Império de Casa Verde no Carnaval de 2024 com o tema: Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta. A obra tem a autoria do carnavalesco Leandro Barboza e pesquisa do enredista Tiago Freitas.

Pela parte da tarde, foi instalada a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa. Na ocasião, os integrantes da comissão escolheram Zeca Pirão (MDB) para presidente e Fábio Freitas (Republicanos) para a vice-presidência. De acordo com o Regimento Interno da Alepa, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar é responsável por examinar as condutas puníveis e propor as penalidades aplicáveis aos deputados submetidos ao processo disciplinar previsto no Código de Ética e Decoro Parlamentar, instituído pela Resolução nº 11, de 17 de novembro de 1997.