Grande Belém

Vandalismo: Estações do BRT Belém foram atacadas 60 vezes em cinco meses

A exceção é para o Terminal Mangueirão, que funcionará no horário de 5h às 23h, operando na integração dos ônibus convencionais
. Foto: Ascom/Semob
A exceção é para o Terminal Mangueirão, que funcionará no horário de 5h às 23h, operando na integração dos ônibus convencionais . Foto: Ascom/Semob

As estações do sistema BRT estão sendo alvo, cada vez mais frequente, de furto de fiação. As ocorrências são quase diárias. No período de 14 de junho a 29 de novembro de 2023, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) já registrou 60 Boletins de Ocorrência (BOs) para possibilitar a abertura de inquérito policial, visando investigar e identificar os responsáveis pelo ato criminoso.

Em média, de duas a três estações são alvos de furto de cabeamento, por dia, deixando-as às escuras. As ocorrências afetam as estações localizadas na avenida Almirante Barroso, que são alvo de furto de fiação mais de uma vez. As estações Tavares Bastos, Bosque/Lomas, Bosque/Perebebuí, Mauriti e o terminal São Brás são os que mais sofrem ataques.

Os casos mais recentes ocorreram na madrugada de quarta-feira, 29, envolvendo as estações do BRT Mauriti, Bosque-Lomas e Tavares Bastos, que tiveram suas fiações elétricas furtadas.

Reforço no patrulhamento pela GMB

Diante da gravidade da situação, a  Guarda Municipal vai reforçar o patrulhamento nas estações do BRT para reprimir os roubos e identificar os responsáveis, conforme informou o inspetor Élcio Vale, durante reunião com a superintendente da Semob,  Ana Valéria Borges e equipe, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 20.

Prejuízos – “Dependendo de como ocorrer o furto, a interrupção de energia na estação pode ser total ou parcial. Quando ocorre a interrupção total, a estação fica sem o funcionamento do sistema de portas automáticas, sem o sistema de bilhetagem eletrônica e sem a iluminação no período noturno”, explicou o diretor de Mobilidade da Semob, Onofre Velloso.

Segundo o diretor,  providências já estão sendo tomadas para que o funcionamento da rede elétrica seja restabelecido o mais rápido possível, nas referidas estações.

Orientação – Desde o início da manhã de quarta-feira, 29, os recepcionistas orientam usuários, no embarque e desembarque seguro, uma vez que, em função da falta de energia, o sistema está operando manualmente, inclusive, as portas automáticas.

Segundo Onofre Velloso,  em tese, nos casos de furtos de cabeamento, não há prejuízo ao usuário, pelo fato de não haver o fechamento das estações ou impedimento de acesso dos usuários.

“Porém, é preciso destacar a queda dos níveis de segurança ao operarmos com a estação no escuro e o grande prejuízo ao erário público com a reposição das instalações elétricas ou mesmo com o impedimento da arrecadação em consequência, em alguns casos, do não funcionamento temporário do sistema de bilhetagem” , pontuou o diretor.