Grande Belém

Missa celebra início das obras de restauração da Basílica

Um cronograma será adaptado de segunda-feira a sexta-feira e o templo continuará funcionando em meio ao andamento dos trabalhos. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.
Um cronograma será adaptado de segunda-feira a sexta-feira e o templo continuará funcionando em meio ao andamento dos trabalhos. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

Ana Laura Costa

A primeira restauração total da centenária Basílica Santuário de Nazaré já iniciou com as obras pela nave lateral esquerda e metade da nave lateral direita, das cinco naves da parte interna do Santuário. Segundo o diretor-coordenador do Círio, Antônio Salame, o tempo mínimo para a obra é de 18 meses e o objetivo é preservar a Basílica de Nazaré.
Para celebrar o início dos trabalhos, nesta terça-feira, (28), às 18h, uma missa será celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, para abençoar os profissionais que estarão envolvidos no projeto de restauração do Santuário.
De acordo com Salame, toda a nave da Basílica será restaurada, incluindo piso; paredes; capelas; forro; mosaicos; vitrais; iluminação e mais. “Além disso, um sistema de incêndio será implantado, um mais adequado para a proteção de visitantes e fiéis. Depois vamos incluir a Cripta da Basílica de Nazaré que nunca chegou a ser acabada. Vamos fazer o revestimento, a iluminação e refrigeração para pequenas celebrações”, acrescenta.
O diretor-coordenador, ainda conta que, com o início das obras, o objetivo é antecipar o que for necessário até o Círio 2024. “Estamos começando por etapas, depois do Círio, provavelmente as obras mais pesadas serão iniciadas. Tudo isso para ocorrer em tempo hábil à festividade do ano que vem. Por enquanto, pedimos paciência aos fiéis que terão que conviver com a basílica parcialmente interditada para as obras, estamos fazendo o nosso melhor”.

IMPORTÂNCIA

Em palavras do Barnabita Pe. Alfonso M. Giorgio, “a Basílica de Nazaré é a maravilha do Pará”, ou seja, é um dos templos mais expressivos da Amazônia, restaurá-lo significa preservar este ícone de valor indelével para o Brasil. Segundo o padre Francisco Maria Cavalcante, durante as obras de restauração, a Basílica não ficará fechada, entretanto, um cronograma será adaptado de segunda-feira a sexta-feira para o êxito e a serenidade dos trabalhos.
“Durante a semana, no templo serão celebradas as missas das 7h, 12h e 18h. Nas quartas-feiras, às 19h15, ocorrerá a Adoração da Juventude. As demais atividades vão ocorrer na capela Bom Pastor (Centro Social de Nazaré) e na capela Mãe da Eucaristia, sob o altar da praça e Santuário. Nos finais de semana as atividades seguirão o ritmo de praxe”, ressalta.
Sobre as ações pedagógicas de educação patrimonial, padre Francisco Maria Cavalcante destaca que “Tais iniciativas têm o afã de alcançar alunos do ensino médio das escolas da rede pública. Haverá oficinas de restauro, palestra com especialistas, roda de conversas com a equipe que está dirigido a obra, visitas guiadas abertas ao público em geral. Haverá também a publicação de uma obra acerca do restauro da Basílica e um documentário abordando o processo deste restauro”.

PROJETO

O projeto de restauração foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura em janeiro de 2019, teve seu lançamento em 2020, e logo foi paralisado devido à pandemia da Covid-19, e em seguida ficou aguardando homologação, o que prorrogou sua execução, assim como mais de 5 mil projetos de quase todo o país, contemplados pela Lei Rouanet, travados pela gestão do governo passado.
A empresa Link da Amazônia foi a selecionada como executora das obras de restauração, após participar de concorrência com mais duas empresas locais atuantes na área do restauro, escolhida por apresentar o menor preço para realização da obra.

CELEBRAÇÃO – INÍCIO DA EXECUÇÃO DAS OBRAS DE RESTAURAÇÃO DA BASÍLICA

Data: 28/11/2023

Hora: 18h

Local: Basílica Santuário de Nazaré