Grande Belém

Icoaraci celebra a padroeira no 71º Círio; veja galeria de imagens

As ruas históricas e movimentadas de Icoaraci, em Belém, amanheceram em festa com a passagem da 71ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças. Créditos: Cintia Magno
As ruas históricas e movimentadas de Icoaraci, em Belém, amanheceram em festa com a passagem da 71ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças. Créditos: Cintia Magno

As ruas históricas e movimentadas de Icoaraci, em Belém, amanheceram em festa com a passagem da 71ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças, com o tema “Maria, cheia de graça, ensina-nos a viver como escolhidos”. Milhares de devotos participaram desde cedo da missa e da romaria.

Ontem, foi realizada a tradicional Transladação com a Imagem de Nossa Senhora das Graças seguirá até a Igreja de São Sebastião na Orla do Cruzeiro, também acompanhada por centenas de romeiros.

E, neste domingo, 26, foi realizada a Procissão do Círio que teve o seguinte trajeto: Igreja de São Sebastião, Rua Siqueira Mendes, Rua Dr. Lopo de Castro, Rua Manoel Barata, Travessa dos Berredos, Rua Coronel Juvêncio, Sarmento, Rua Dr. Lopo de Castro, Rua Padre Júlio Maria até o Santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. Na chegada, Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

A programação a partir das 18h inclui missas com padres convidados e atividades culturais. Destaque para a XVI Caminhada da Juventude no sábado, 2 de dezembro, e o 31° Círio das Crianças no domingo (03).

A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Círio de Icoaraci.: http://www.facebook.com/ciriodeicoaracioficial e ttps://www.instagram.com/ciriodeicoaraci

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. A menina estava rezando na capela do local quando, de repente, surgiu uma iluminação intensa que chamou sua atenção. Era a Virgem Maria, que estava em pé sobre um globo terrestre esmagando uma serpente. De suas mãos, que estavam estendidas, saíam raios de luz – o motivo da claridade.

Procissão atraiu milhares de devotos.

Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França. Sua comemoração litúrgica é celebrada em 27 de novembro, considerado o Dia de Nossa Senhora das Graças.