O Boulevard da Gastronomia será inauguarado em Belém no próximo dia 25 de novembro, uma das obras prioritárias que prepara Belém para sediar a Conferência Mundial do Clima, a COP-30, em 2025. Uma reunião de trabalho, tendo como pauta a entrega do novo espaço, foi realizada nesta terça-feira, 14, no edifício-sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
“A prefeitura de Belém vai entregar para a sociedade um grande equipamento público, que é o Boulevard da Gastronomia. Trata-se da valorização de um corredor onde toda a população vai ter acesso e contato com o ‘Selo da Unesco’, porque Belém é cidade criativa da gastronomia”, disse o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.
“Todo mundo vai ter a oportunidade, no dia 25, de experimentar um grande equipamento público, de qualidade exemplar, bonito, bem feito, além de também degustar do melhor dos cheiros e sabores da nossa gastronomia”, acrescentou.
Programação
A inauguração está sendo pensada com uma programação cultural, com feira e estandes, apresentação dos projetos exitosos da gestão municipal e com eventos de valorização da cadeia da gastronomia, que começa com a produção de insumos e proteínas e finaliza como os pratos culinários de elevado padrão.
O Banco do Povo, responsável pelo “Donas de Si”, programa de qualificação profissional de geração de renda e emprego, vai participar da inauguração do Boulevard da Gastronomia, levando beneficiárias do programa. “Várias ‘Donas de Si’ que já são empreendedoras – inclusive, com premiação nacional -, de produtos na área da gastronomia (doces, geléias e compotas), de comidas típicas, de bombons e doces, com insumos regionais vão participar da inauguração”, informou a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.
Com a inauguração no próximo dia 25, o Boulevard da Gastronomia será uma opção de lazer em Belém e também vai fomentar o turismo gastronômico na capital, já que a mesma possui o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015, e reiterado em 2020. O selo de Cidade Criativa é renovado a cada quatro anos.
O novo espaço de Belém está localizado na área do Boulevard Castilho França, ao lado da praça Magalhães Barata, entre a avenida Presidente Vargas e a travessa Frutuoso Guimarães.