Pará

Governo decreta situação de emergência em Santarém por causa da estiagem

Nesta terça-feira, 31, o governador Helder Barbalho (MDB) decretou situação de emergência por 180 dias em Santarém, na região Oeste, por conta da estiagem que vem assolando a cidade nas últimas semanas. A medida tem como objetivo tornar mais ágil e desburocratizar a tomada de decisões administrativas para combater a seca dos rios provocada pela falta de chuvas.

A decisão homologa o decreto municipal, realizado pela Defesa Civil, considerando que em razão da vasão das águas dos rios Amazonas e Tapajós, as regiões ribeirinhas da cidade, que tem 306 mil habitantes, apresentam dificuldades no transporte, além de escassez de água potável afetando famílias geograficamente isoladas devido o desaparecimento de hidrovias ocasionado pela baixa das águas.

AÇÕES
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou no último fim de semana, a entrega de motobombas, mangueiras e caixas d’água a comunidades das regiões do Tapará, Aritapera e Urucurituba, afetadas pela falta d´agua em razão da forte estiagem. A medida faz parte do plano de ação emergencial do município, instituído pelo prefeito Nélio Aguiar, para o enfrentamento dos efeitos ocasionados pela seca que, este ano, tem sido mais severa e já é considerada uma das maiores dos últimos 15 anos.

Os equipamentos foram entregues às localidades que tiveram processo de situação de emergência homologado junto à Defesa Civil Municipal. Neste primeiro momento, a ajuda humanitária contemplou 18 comunidades. O objetivo é ampliar a capacidade de enfrentamento e proporcionar uma resposta mais rápida para as famílias atingidas.