A Diretoria da Festa de Nazaré divulgou na manhã desta segunda-feira, 23, o balanço geral das romarias do Círio 2023, que foi encerrado hoje após a realização do Recírio, a 14ª e última romaria da festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
Os números de todas as romarias, aliás, foram grandiosos. Na primeira delas, o Traslado dos Carros, realizada dia 4 de outubro, o balanço contabilizou nada menos do que 30 mil pessoas acompanhando a procissão pelas ruas de Belém.
Já o Traslado para Ananindeua, no dia 6 de outubro, registrou o terceiro maior público da festividade: 1.500.000 de pessoas acompanhando a passagem da berlinda com a imagem peregrina de todas as formas.
A Romaria Rodoviária, no sábado, 7, atraiu 700 mil pessoas, e a Romaria Fluvial teve público estimado em 50 mil pessoas, sendo que 252 embarcações foram inscritas na Marinha do Brasil para participar da romaria pelas águas que cercam Belém.
Logo em seguida houve a Moto Romaria, com 50 mil devotos.
A Trasladação, que conduziu a imagem de Nossa Senhora na Berlinda da Basílica até a Catedral da Sé, teve a participação de 1.900.000 de pessoas, a segunda com maior participação entre as romarias.
Já a grande procissão do domingo bateu o recorde de público. Segundo a Diretoria da Festa, 2.300.000 de pessoas participaram do evento, que é o ponto alto da festividade.
As romarias se sucederam nos demais finais de semana, com destaque à Romaria das Crianças, com 350 mil pessoas no dia 15, e à estreante Romaria da Acessibilidade, que atraiu 25 mil pessoas no último sábado em sua primeira aparição.
A Cruz Vermelha e Defesa Civil também divulgaram o total de atendimentos realizados na Trasladação e Círio. A Cruz Vermelha atendeu 625 pessoas no sábado e 726 no domingo. Já a Defesa Civil totalizou 383 atendimentos na Trasladação e 213 no Círio.
Já os atendimentos aos romeiros na Casa de Plácido tiveram números surpreendentes: 4.347 atendimentos de saúde, 2.805 massagens e 7.320 lava-pés, além do agendamento de 6.789 grupos e 68 mil refeições servidas.