Círio de Nazaré

Círio 2023 está perto do fim; veja a programação deste domingo (22)

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Carol Menezes

Depois de 20 intensos dias de quadra nazarena, chega ao fim amanhã, dia 23 de outubro, mais um Círio de Nazaré, o de número 231. Neste domingo, 22, a programação começa às 18h, com uma missa de encerramento na Basílica Santuário presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e tudo termina com o percurso de menos de 1km do Recírio para o Colégio Gentil, saindo da Praça Santuário às 7h30 de segunda-feira – com missa realizada uma hora antes também por Dom Alberto.

O público pode acompanhar tudo presencialmente ou de casa: haverá transmissão ao vivo pela TV Nazaré, TV Círio, instagram do Círio de Nazaré (@ciriooficial) e redes da Basílica Santuário.

Ainda no domingo, a partir das 19h, uma solenidade na Casa de Plácido será a ocasião do anúncio do casal coordenador do Círio 2024, ao mesmo tempo em que a Amazônia Jazz Band faz show na Concha Acústica. A noite termina pouco antes das 22h, em meio a um espetáculo com vídeo mapping, fogos piromusical e anúncio do tema do Círio 2024.

Logística

Para garantir a segurança do encerramento da festa, o Arraial de Nazaré será fechado para a entrada do público no domingo a partir das 21h, e reaberto somente na segunda, a partir das 9h.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, (Semob) fará o bloqueio da avenida Nazaré com a avenida Generalíssimo Deodoro e a Vila Leopoldina, também a partir das 21h. As ruas serão liberadas assim que a programação for encerrada.

Durante essas horas, as linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré serão desviadas pela travessa Rui Barbosa, seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, e os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaíuva, seguirão direto pela Gentil Bittencourt.

Legado

O Círio 2023 fica na cabeça dos fiéis como um Círio muito numeroso e muito caloroso. Fazia tempo que não se via tanta gente nas ruas de Belém durante a festividade, que ao final desta edição terá contado com um total de 14 romarias, incluindo a estreante Romaria da Acessibilidade, realizada no dia 21 na Praça Santuário.

O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) deste ano, Antônio Salame, fez um balanço positivo, e destacou o fato de que as pessoas se sentiram mais seguras este ano para estar nas ruas – o resultado disso é que a expectativa de público em todas as procissões foi superada.

O Círio deste ano teve 14 romarias. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

“Muitas pessoas se aproximaram mais ainda de Deus e percebemos isso nos milhões de olhares de fé, lágrimas, emoções nos rostos. Também a quantidade de promessas depositadas nos carros no dia do Círio foi bem expressiva. Então creio que o nosso principal objetivo conseguimos alcançar: aproximar as pessoas de Deus. Nosso segundo objetivo também foi realizado, não tivemos nenhum incidente grave em nenhuma das 14 romarias. Isso é um verdadeiro milagre. E o nosso terceiro objetivo foi realizar as procissões dentro do cronograma previsto, sem demoras ou atrasos”, destaca.

Despedida

A Basílica Santuário ficou mais movimentada que o de costume nesta última semana. Na missa das 9h da última quinta-feira, 19, presidida pelo arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Ireneu Roman, o que se via da entrada até o altar eram rostos em súplica, em agradecimento, em lágrimas, em oração. É chegado o momento de se despedir – temporariamente – da Rainha da Amazônia.

A aposentada Isaura Lobo, de 92 anos, esteve na igreja àquela ocasião para seu primeiro contato presencial com Nossa Senhora neste Círio 2023. “Este ano foi muito bom, graças a Deus. Vi a procissão de domingo pela TV em casa, reuni toda a família. Um Círio de muita gente na rua, né? Deu para ver que teve muito mais gente do que no ano passado”, comentou, enquanto se dirigia ao altar da Basílica.

Devotos visitam a imagem peregrina na praça Santuário.
Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Depois de passar um tempo ajoelhado em oração, o engenheiro civil Alexandre Rocha, 49, contou ter participado de pelo menos três romarias, incluindo a Trasladação e o Círio. “Sou suspeito para falar, por ser muito devoto. É uma festa muito esperada,
um grande expoente da religião, e esse ano foi bem mais caloroso. A gente percebe que essa devoção está extrapolando limites do estado, do país, tem cham ado mais gente de fora, e isso é uma graça”, analisou ele, revelando que ainda pretendia participar de pelo menos mais uma programação do Círio Musical, que terminou dia 21.

A aposentada Maria Rita Barros, 73, chegou com apoio de uma bengala à entrada da Basílica, e fez questão de relatar que havia saído de uma sessão de fisioterapia direto para a igreja. “Este Círio foi tudo de bom, passei com a família, fui para a Sé assistir a missa do domingo, dia 8, saí de casa antes das 4h”, confirmou. “Fiz minha sessão e vim hoje agradecer, porque a nossa mãe é a nossa mãe. E volto para a missa do Recírio!”, prometeu.

O autônomo Denilson Cardoso, 44, mora em Abaetetuba com a esposa, e ela atualmente enfrenta um tratamento de saúde. Mais do que nunca, para eles este foi um Círio de muita fé e esperança. “A gente vem sempre a Belém por conta das consultas médicas, e toda vez temos de vir à Basílica. Para agradecer, sempre. Para você ter uma ideia, hoje minha mulher faria uma cirurgia, mas acabou sendo adiada. Tudo no tempo de Deus e de Nossa Senhora, né? Então ela quis vir novamente aqui, e nós viemos. Para pedir forças e agradecer, novamente”, emocionou-se.

 

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO

• Missa de Encerramento – 18h
• Após a Missa, Diretoria se deslocará para a Casa de Plácido, onde será anunciado o coordenador para o biênio 2024/2025
• Show Amazônia Jazz Band na Concha Acústica – 19h30 às 20h45
• Missa 20h , encerra – 20h45
• Apagam as Luzes da fachada da Basílica às 20h45 (BSN, Calçadão, Alameda D. Alberto Ramos, Lírio Mimoso)
• Pré – Mapping – 21h
• Apresentação Vídeo Mapping “Sons e Sensações” – 21h15
• Anúncio do Tema do Círio 2024 – 21h40
• Fogos – 21h45
• Música e mensagem final na fachada da Basílica – 21h50
• Encerramento e dispersão – 22h