Grande Belém

Agentes de saúde de Belém cobram pagamento do 14° salário

Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde (SINTESP/PA), há uma verba federal destinada para custear o valor reivindicado.
Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde (SINTESP/PA), há uma verba federal destinada para custear o valor reivindicado.

Acompanhado por uma comissão de vereadores, representantes de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias foram recebidos pelo secretário de saúde de Belém, Pedro Anaisse, no final da manhã desta segunda-feira (16), na sede da Sesma.

Os agentes reivindicam, principalmente, o pagamento do abono de final de ano – 14° salário. Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde (SINTESP/PA), há uma verba federal destinada para custear o valor reivindicado, no entanto, a Prefeitura de Belém ainda não deu indícios de que cumprirá o referido acordo. A manifestação reuniu cerca de 200 agentes de saúde, que chegaram a fechar uma via da Avenida Governador José Malcher.

O secretário Pedro Anaisse explicou que a verba federal é complementada por recursos do Tesouro Municipal para o pagamento de um total de 13 salários anuais. Houve divergências. O representante da classe, Gerffeson Machado, exibiu um demonstrativo financeiro, além de apresentar demandas jurídicas para defender o referido pagamento.

Os vereadores intermediaram o diálogo e sugeriram uma nova reunião, com a presença de outros secretários municipais, na Câmara Municipal de Belém, para deliberações mais objetivas.

“Tem duas formas de a Câmara chamar o secretário: ou convida ou convoca. Como é uma pauta de três anos, eu defendo que faça um ato convocatório, chama a Segep (Secretaria Municipal de Coordenação Geral e Planejamento e Gestão), Sefin (Secretaria de Finanças), Semad (Secretaria de Administração) e Sesma (Secretaria de Saúde) para definirmos isso de uma vez por todas”, disse o vereador Fábio Souza, do MDB.