Círio de Nazaré

Círio 2023: Semana marca estreia de nova romaria; veja a programação completa

Para o deputado Chicão, autor do projeto, reconhecer o Círio como patrimônio apenas segue a máxima de que "esta é a principal manifestação popular paraense".
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Para o deputado Chicão, autor do projeto, reconhecer o Círio como patrimônio apenas segue a máxima de que "esta é a principal manifestação popular paraense". Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O Círio de Nazaré deste ano tem como novidade a inclusão de mais uma procissão na programação oficial da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, a Romaria da Acessibilidade.

Prevista para sair da Praça Santuário de Nazaré às 8h do dia 21 de outubro, logo após a Romaria dos Corredores, a procissão pretende proporcionar que pessoas que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida possam prestar suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré com maior tranquilidade e inclusão.

Diretor de procissões da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Sousa explica que a Romaria da Acessibilidade surgiu a partir de uma demanda de nove entidades, que procuraram a Diretoria da Festa.

“O nosso coordenador, Antônio Salame, abraçou a ideia, levou ao conhecimento da Arquidiocese de Belém, o Dom Alberto Taveira aprovou e depois conversamos com os órgãos de segurança e da área da saúde, que também se colocaram à disposição para ajudar, então, a ideia foi acolhida por todos”, aponta.

“Devido a esse pedido, a gente começou a trabalhar e essas entidades estão junto conosco e já aumentou o número de novas entidades que trabalham com esse público e que também vão participar do dia da procissão”.

Com a Romaria da Acessibilidade, a Programação Oficial do Círio de Nazaré passa a ser composta por 14 romarias, cada uma com uma maneira única de homenagear a padroeira dos paraenses. No último final de semana foram realizadas três delas: Ciclo Romaria, Romaria da Juventude e Romaria das Crianças. Nesta semana ocorrem as quatro últimas, culminando com o Recírio na próxima segunda-feira.

 

Romaria dos Corredores (sábado)

Instituída em 2014, a Romaria dos Corredores percorre um percurso de 8km, com saída e chegada na Praça Santuário. Sem que haja competição entre os participantes, a romaria foi sugerida por uma comitiva de corredores de rua da capital paraense.

Romaria da Acessibilidade (sábado)

Mais recente entre as procissões oficiais, a Romaria da Acessibilidade será realizada pela primeira vez, neste ano. A iniciativa partiu de um apelo de nove entidades que atuam com pessoas com deficiência e que destacaram a necessidade de uma procissão mais acessível a pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. A romaria terá saída á da Rua Dom Alberto Ramos (ao lado da Basílica Santuário de Nazaré), passará pelas avenidas Generalíssimo Deodoro e Braz de Aguiar, Travessa Quintino Bocaiúva, Avenida Nazaré, finalizando na Praça Santuário. A Romaria da Acessibilidade é a 14ª a integrar a Programação Oficial do Círio de Nazaré.

Procissão da Festa (domingo)

Terceira Romaria mais antiga, a Procissão da Festa percorre 2,8 quilômetros e é acompanhada pela Diretoria da Festa de Nazaré e as comunidades que integram a Basílica Santuário. Já se tem notícia desta romaria desde 1881.

Recírio (segunda-feira)

Momento de encerramento da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, o Recírio conduz a imagem da Santa por 250 metros da Praça Santuário até a capela do Colégio Gentil Bittencourt. O primeiro Recírio data de 1859.

Fonte: Com informações de www.ciriodenazare.com.br.