Diego Monteiro
Neste Dia das Crianças, hoje, Belém oferece uma diversidade de atividades para os pequenos desfrutarem com suas famílias, e o melhor de tudo, a maioria delas é gratuita. Há opções para aproveitar durante o dia todo, como se conectar com a natureza, explorar os brinquedos do parque de diversões, andar de bicicleta ou até mesmo assistir a um filme no cinema.
Um local que atrai os olhares da criançada é o Ver-o-Rio, no bairro do Umarizal que, além de proporcionar uma bela vista da Baía do Guajará, é popular devido aos brinquedos espalhados pelo local. É também uma oportunidade para os pequenos passearem nos pedalinhos, sentirem a areia sob os pés e, no final, desfrutarem de diversos espaços que oferecem café e variadas opções de tapioca.
“É um ambiente tranquilo e agradável para as crianças. Minha filha e eu adoramos estar em contato com a natureza, então viemos aqui para apreciar o pôr do sol. O Dia das Crianças dela será em outro lugar, mas para aqueles que planejam trazer seus filhos aqui, posso garantir que é uma ótima maneira de fortalecer o vínculo entre mãe e filho ou filha”, explica a arquiteta Manuela Costa, 30.
A pequena faixa de areia é convidativa para a prática de alguns esportes. “Já comentei com meu namorado que quero explorar a cidade neste feriado. Muitas vezes estamos ocupados planejando viagens para outras cidades e esquecemos das maravilhas que Belém tem a oferecer. Temos que valorizar o que é nosso”, diz Dalva Monteiro, estudante de 22 anos.
Uma programação com foco ambiental e cultural foi preparada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para comemorar o Dia das Crianças de forma especial no Bosque Rodrigues Alves e no Horto Municipal. Além de conscientização ambiental, a criançada vai contar com momentos de muita diversão.
NATUREZA
Próximo dali, a Estação das Docas, no bairro da Campina, também oferece uma excelente opção de lazer. Além de proporcionar uma variedade de restaurantes, lojas de produtos regionais e outras alternativas, é possível se refrescar saboreando um delicioso sorvete. “É um passeio ideal para quem está com o orçamento apertado, já que a entrada é gratuita”, lembra José Augusto, motorista de 44 anos.
É possível caminhar pelas margens do rio, sentar em um dos muitos bancos disponíveis e apreciar a brisa que vem da baía. Além disso, no lado de fora do complexo, os ambulantes aproveitam para vender seus produtos, que vão desde água de coco até refrigerantes e água.
Outro local popular que sempre atrai muitas pessoas é o Porto Futuro, que conta com pistas para corrida e ciclismo, playground, lagos, área de alimentação, bicicletário e academia ao ar livre. O local também possui um espaço onde os visitantes podem se banhar em jatos de água projetados do chão, além de proporcionar um ambiente ideal para capturar belas fotografias.
Mas engana-se quem acha que existem apenas esses lugares, pois a Grande Belém possui diversos outros pontos, como o Portal da Amazônia, Praça Brasil e Batista Campos, Orla de Icoaraci, entre outros, que sempre oferecem alternativas para se refrescar e se divertir.