Ana Laura Costa
Nesta quinta-feira (12) é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em Belém, a data será marcada por terço no início do dia, missas, novena e almoço da padroeira na Paróquia em homenagem à Santa, que fica no bairro da Pedreira, na avenida Pedro Miranda. Além disso, também ocorre a procissão luminosa, às 18h30, que percorre as principais vias do bairro, onde devotos aguardam ansiosos para prestar suas homenagens.
Com o tema “Maria, ensina-nos que vocação é graça e missão”, a programação do dia na igreja inicia com o Terço Mariano às 6h30, seguido da Santa Missa às 7h, que será presidida pelo cônego Cristóvão Freitas. A missa das 9h será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Já a missa das 11h, será conduzida pelo cônego Ronaldo Menezes. Às 12h é realizado o tradicional “Almoço da Padroeira”. Às 17h, o padre Wagner Lima conduz mais uma missa e, ao final da procissão, o padre Cleber Yuri Franco celebra a última missa do dia. Às 20h ocorre a programação cultural.
A coordenadora da festividade, Denize Dias, afirma que este ano o tema traz a mensagem da missão evangelizadora. “A mensagem é de uma missão voltada para o outro, caminhando com Maria sempre firmes na fé”, afirma. “É uma festa linda onde os paroquianos se fazem presentes em nossa igreja, participando das celebrações, participando do almoço da padroeira, que já virou tradição. Então é uma emoção muito grande que a gente sente em caminhar junto com Maria. Fé e devoção”, destaca.
A procissão de Nossa Senhora de Aparecida sai do Santuário às 18h30 e segue pelas vias Pedro Miranda, Enéas Pinheiro, Antônio Everdosa, Vileta, Visconde de Inhaúma, Mauriti, Pedro Miranda e retorna ao Santuário.
Nossa Senhora Aparecida: a padroeira do Brasil, é uma figura de profunda devoção para milhões de brasileiros. Sua história remonta ao século XVIII, quando pescadores encontraram uma imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba. Esse achado milagroso e a subsequente série de eventos extraordinários levaram à construção do Santuário Nacional de Aparecida, que se tornou o centro de peregrinação religiosa mais importante do país. Nossa Senhora Aparecida é vista como símbolo de fé, esperança e proteção, unindo pessoas de todas as origens e crenças em um profundo sentimento de
devoção e gratidão.