Neste fim de semana especial, em que se celebra o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a coluna destaca um roteiro alternativo para se fazer em Belém, ao visitante que esteja na capital paraense e queira conhecer a cidade além do trivial. Ver-o-Peso, Theatro da Paz, Estação das Docas… sim, tudo isso é cartão postal e deve ser parte do roteiro de quem chega de fora, mas tenha em mente que a Cidade das Mangueiras tem outros encantos que vão te fazer ter vontade de voltar sempre!
Já que estamos falando com um turista majoritariamente cristão, comecemos pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Enquanto a Basílica Santuário de Nazaré vai estar abarrotada nos próximos dias, não deixe de conhecer esta outra igreja que foi a primeira de Belém e da Amazônia. Sua construção começou em 1626 quando a ordem dos Carmelitas se estabeleceu no Pará.
Durante a Cabanagem, a igreja foi usada pelas tropas imperiais e os cabanos entraram nela e encurralaram os soldados atrás do altar, os quais só não foram mortos por causa da intercessão do bispo Dom Romualdo de Souza Coelho. Além da história, o visual é de tirar o fôlego com um altar predominante na cor dourada. Além de tudo, ela fica na Praça do Carmo, um lugar super aconchegante que ainda oferece barzinhos para contemplar a paisagem da Cidade Velha.
Por falar em bar, bem pertinho do Carmo, na rua São Boaventura, existe um bar e restaurante chamado Na Maré. Em uma pequena entrada você vai se deparar com um grande quintal até chegar ao estabelecimento, uma palafita na beira da Baía do Guajará. Lá, além do visual ribeirinho e ‘roots’, servem cervejas geladas para aliviar o calor, pratos regionais como peixe ao molho de camarão, e tudo isso acompanhado de shows com artistas regionais ao entardecer.
Como Cidade Criativa da Gastronomia, é claro que boa comida não pode faltar nesse roteiro alternativo. No bairro do Umarizal, na rua Antônio Barreto, reserve um dia para almoçar no restaurante Box 49 Eliana e Kelly. O lugar é comandado pela chef Eliana, que também tem um box no Ver-o-Peso e trouxe as delícias de lá para o restaurante, bem mais confortável nessa época de calor. E tudo por um preço justo, sem falar no sabor inigualável dos peixes regionais preparados das mais diversas formas.
Ainda no Umarizal, na Praça Brasil, aproveite para experimentar o guaraná da Amazônia. Um energético gelado com ingredientes como castanha, amendoim, açaí e outras frutas. Escolha o guaraná com açaí e cobertura de morango. Sem medo de ser feliz! Aí você vai ver que além da Cairu temos outras delícias geladas.
Para finalizar esse giro, programe um fim de tarde no Bar da Bica, a última moda da cidade em termos de “sextou”, “sabadou” e “domingou”. O estabelecimento fica na Rua dos Bancários, no bairro do Telégrafo, recebe uma profusão de jovens em busca de diversão e bate-papo ao som de samba e pagode ao vivo. A vibe é ficar em pé, tomar uma cervejinha e relaxar. Aproveite Belém e depois me conta se gostou das dicas! Feliz Círio!
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav