Alexandre Nascimento
Os caminhos da fé em Nossa Senhora de Nazaré não se limitam às ruas de Belém, mas se estendem também às vias de Ananindeua e Marituba. A maior procissão do Círio, que sai na manhã desta sexta-feira (6), da Basílica Santuário de Nazaré com destino aos dois municípios, deve reunir cerca de 1,3 milhão de devotos ao longo do caminho. Eles já estão ansiosos pela passagem da imagem peregrina da Padroeira dos católicos paraenses.
Ao todo, serão percorridos 53 km que incluem os corredores das avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso, até chegar nas vias de Ananindeua e Marituba. O tempo estimado para ser realizado, segundo a organização do Círio de Nazaré, é de 10 horas, sendo considerada a mais extensa entre todas as 14 procissões que homenageiam Nossa Senhora de Nazaré.
Na realidade, a extensão da maior procissão do Círio se compara ao tamanho da expectativa dos fiéis, sobretudo os que moram nas ruas por onde a imagem peregrina irá passar.
“Tenho o privilégio de Nossa Senhora vir, nesse período do Círio, na minha casa, já que a imagem passa aqui em frente de casa. Enquanto muitos irão até ela, no dia da procissão, eu tenho essa alegria junto com minha família, de vê-la passar bem pertinho da gente”, disse Raimundo Paixão, 80 anos, devoto e morador da rua WE 32, no conjunto Cidade Nova 5, em Ananindeua.
A mesma expectativa vive as universitárias Stefani Silva, 20, Luanda Caroline, 26, e Caroline Santos, 19, que estarão na estrada da Providência, na Cidade Nova 8, outro itinerário da imagem. “Estávamos comentando sobre isso, que na próxima sexta-feira (6), vai ter a passagem da Nazinha por aqui, onde no Complexo do 8 tem até um coral de canto. Vamos sair da faculdade, que fica perto, para assistir esse momento lindo”, disse Caroline Santos.
“Na verdade, será mais um momento de devoção por Nossa Senhora, já que além da passagem dela aqui pelo Complexo, também irei na Trasladação e na procissão do Círio, pois como devota procuro aproveitar estar perto dela. É muita emoção, que me enche de ansiedade para ter esses momentos de manifestação da minha fé nela”, completou Stefani Silva.
A ansiedade é ainda maior dos devotos que frequentam a Igreja Matriz de Ananindeua, que fica na BR-316, ao lado da prefeitura da cidade. A emoção se deve ao fato que o local sedia o fim da procissão e, dessa forma, abriga a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até a manhã do dia seguinte, quando ela é conduzida para Icoaraci para participar do Círio Fluvial. “Há anos venho à igreja recepcionar minha padroeira e passar a noite toda com ela. Nossa igreja fica lotada, na mesma espera que eu, fortalecendo a nossa fé”, concluiu Waldemar Garcia, 58 anos, devoto.