Um dos principais pontos fixos de apoio da segurança pública durante a festividade do Círio de Nazaré, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC), já está instalado no Largo do Redondo, na Av. Nazaré, esquina da Trav. Quintino Bocaiuva. O CICC móvel foi ativado nesta quarta-feira (4), durante visita oficial do Governador do Estado, Helder Barbalho, e segue com as atividades até o próximo domingo (8), final da procissão do Círio.
O objetivo principal é monitorar, em tempo real, as imagens de mais de 60 câmeras instaladas no trajeto das principais procissões, além de outras instaladas nas vias públicas, atendendo as áreas de interesse operacional. Além de ser um ponto de apoio para a população, bem como agilizar registros de ocorrências no final de semana em que ocorrem as principais procissões da festividade.
O local está reunindo pontos focais do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que estão integrando as ações desenvolvidas na operação, otimizando assim o tempo resposta para a sociedade.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforçou a importância da ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, pela segunda vez, durante a programação do Círio, com toda a funcionalidade tecnológica para garantir a celeridade no recebimento de informações e na pronta resposta das ações desenvolvidas pela segurança à toda a sociedade.
“O CICC móvel nos possibilita estar em locais estratégicos para monitorar grandes eventos, como agora o Círio de Nazaré. O local servirá de base para as equipes de segurança que estarão utilizando toda a tecnologia para o monitoramento, em tempo real, das imagens da câmeras, com internet e equipamentos para que possam ser feitas atividades necessárias com maior celeridade durante as procissões”, enfatizou o secretário.
Registro de Ocorrências
O CICC móvel também contará com uma equipe completa da Polícia Civil do Pará, que durante o sábado (7) e domingo (8), farão o registro de ocorrências diante de demandas necessárias, garantindo assim a agilidade nos procedimentos e o atendimento ágil para a população, além de prestar o suporte adequado.
Operação Círio 2023 – Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, municipal e federal, além de órgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que estão sendo desenvolvidas desde o primeiro semestre deste ano. A operação contará também com mais de 1.500 viaturas, motocicletas e tropa montada, para assegurar maior vigilância e policiamento nas vias da capital do Estado.