Centenas de devotos de Nossa Senhora de Nazaré iniciaram nesta quarta-feira, 4, a 44ª Romaria de Castanhal até Belém, uma das caminhadas mais tradicionais do Estado de pura demonstração de fé na padroeira dos católicos paraenses. Uma missa foi celebrada logo cedo e, às 7h, o grupo começou a deixar a cidade modelo rumo à Basílica Santuário, em Belém.
A chegada está prevista para às 11h desta quinta-feira, 5, totalizando um percurso de 79 quilômetros. O grupo fará ao todo sete paradas para alongamento e alimentação. São 28 horas de caminhada, segundo os organizadores.
“Daqui para Belém vamos ver a união desse grupo, que chama outros grupos para estarem juntos ao longo da caminhada, então é agradecer a todos pelo apoio. A gente tem uma boa estrutura, com apoio dos bombeiros, das polícias como um todo, então essa família constrói e quem tem fé constrói qualquer coisa na sua vida”, declarou o professor José Nazareno Abraçado Henriques, organizador da romaria.
Entre os peregrinos, é o momento para renovar os pedidos à padroeira e principalmente agradecer as graças alcançadas.
“Esse é meu quarto ano, a primeira vez que vim tinha feito uma promessa pela saúde da minha filha que estava doente. Consegui alcançar graça e desde então venho para agradecer. Ano passado pedi novamente para Nossa Senhora e, no calor da emoção, meu telefone toca, eu chegando no Entroncamento, em Belém. Era de um hospital, confirmando a cirurgia que meu esposo precisava fazer após um ano de espera. E estou aqui novamente para agradecer à Nossa Senhora novamente”, disse Eliene Barbosa, uma das romeiras que acompanham a caminhada.
“É uma caminhada difícil, mas a fé te move. Vamos chegar lá e ano que vem estarei aqui de novo, se Nossa Senhora assim permitir, com novos testemunhos”, destacou a romeira.