Círio de Nazaré

Tudo pronto para a maior cobertura do Círio de Nazaré pelo grupo RBA

Camilo Centeno lembra que a cobertura deste ano reforça a integração do grupo RBA

FOTO: celso rodrigues
Camilo Centeno lembra que a cobertura deste ano reforça a integração do grupo RBA FOTO: celso rodrigues

Luiz Flávio

O Portal Diário Online (www.dol.com.br) vai realizar, pela primeira vez, a transmissão completa da Trasladação no próximo sábado (7), desde a realização da missa que antecede a segunda maior romaria do Círio, até a chegada da Berlinda à igreja da Sé, na Cidade Velha. A transmissão inédita, que inicia a partir das 18h, será feita em parceria com a RBATV.

Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA, ressalta que o objetivo da iniciativa é presentear os internautas e leitores do jornal com uma experiência imersiva na romaria de qualquer ponto do planeta pelas plataformas digitais do grupo. “Será um trabalho de cobertura jornalística bastante arrojado e que vem sendo cuidadosamente planejado e organizado nas últimas semanas. Tudo para proporcionar toda a emoção que essa romaria transmite aos milhões de fiéis espalhados pelo Pará e pelo mundo”, coloca. A iniciativa tem apoio da Unimed Belém e da Imperador das Máquinas.

Já no domingo, a grande procissão do Círio será transmitida ao vivo pela RBA TV (canal 13), pelo endereço rbatv.dol.com.br/aovivo, DOL, site do jornal (diariodopara.dol.com.br) e pelas mídias digitais do grupo. “Estaremos com equipamentos e câmeras exclusivas em todo o percurso do Círio e que darão um diferencial a mais na nossa cobertura. Quem não puder acompanhar o Círio nas ruas da capital, poderá acessar todos os detalhes da Trasladação pelo DOL e da procissão de domingo por todas as demais mídias digitais do grupo”, antecipa Nilton.

Lobato lembra que o conteúdo relacionado ao Círio vem sendo amplamente divulgado nas rádios, TV e no jornal DIÁRIO DO PARÁ nas últimas semanas. “Esse ano fizemos oito minidocumentários relacionados aos ícones do Círio envolvendo a imagem de Nossa Senhora, a Berlinda, a Corda, a camisa, as fitinhas, entre outros, dando sempre visibilidade aos paraenses que se dedicam e se envolvem profundamente o Círio, com Nossa Senhora e a tudo que ela representa”, coloca.

O diretor comercial ressalta que cerca de 200 profissionais das mais variadas áreas dentro do grupo vêm há pelo menos 2 meses trabalhando para construir essa megacobertura da festa religiosa. “Isso só foi possível graças ao apoio e a confiança de grandes parceiros comerciais como Agropalma, o Laboratório Amaral Costa, o Banco da Amazônia, a Claro, o Supermercado Formosa, Unama, Unimed Belém, Vale e o apoio do POP Bank”.

Camilo Centeno, presidente em exercício do Grupo RBA, ressalta que a cada ano que passa as coberturas mais importantes que ocorrem no Estado, como o Círio de Nazaré, estão mais integradas. “Essa união entre rádios, TV, jornal e mídia sociais do grupo proporciona uma gama de informações completa, fazendo com que o leitor, o telespectador, o ouvinte e o internauta não perca nenhum detalhe de todas as 14 procissões que são realizadas na quadra nazarena”.

E o grupo aposta cada vez mais na inovação e nas novidades para atrair a atenção desse público. “Esse ano decidimos fazer um evento inédito que é a transmissão do início ao fim da Trasladação no sábado à noite. Será um trabalho de pode durar 5 horas ou mais e vai envolver dezenas de profissionais”, destaca Centeno.

DIÁRIO DO PARÁ

A cobertura do Círio 2023 no jornal começou há semanas, com publicações diárias de matérias especiais que criam expectativa para a festividade. Essa cobertura vem recebendo o reforço do site do jornal, que criou uma área específica apenas para notícias relacionadas a maior festa religiosa dos paraenses. A expectativa é que cerca de 30 profissionais do jornal (entre repórteres, fotógrafos, produtores motoristas, editores) participem da cobertura completa da quadra nazarena.

MÍDIAS DIGITAIS

Cada detalhe de cada procissão da festa será levado aos internautas pelo Núcleo de Mídias Digitais da RBA formado pelas redes sociais da RBA, DOL, Diário do Pará, RBATV e as rádios 99FM, Rádio Clube e Diário FM. No Círio de 2022 o DOL marcou presença digital em todas as redes sociais mais acessadas como o Instagram, Twitter (X), Facebook, e também no YouTube, TikTok, Threads e agora com os canais de notícias pelo WhatsApp e Telegram, trabalhando uma linguagem diferente e adaptada para o interesse de cada público que acompanha cada plataforma. A cobertura nas redes sociais do grupo deve começar por volta das 4h da manhã do domingo do Círio, com equipe nas ruas mostrando detalhes e a emoção dos fiéis até o final da festa de Nazaré.

RBATV

Na RBATV, mais de 50 profissionais trabalham nas últimas semanas para a transmissão das principais procissões do Círio deste ano, desde a sexta-feira com o traslado da imagem para Ananindeua passando pela grande homenagem prestada pelo grupo RBA no caminho, na frente da emissora localizada na avenida Almirante Barroso, até a chegada da grande procissão no domingo à Basílica Santuário. A emissora também estará na transmissão de toda a Trasladação em parceria com o Portal DOL, que contará com a participação de profissionais da TV. Toda a transmissão da grande procissão e domingo será ancorada dos estúdios da RBATV pelos apresentadores Agenor Santos e Carol Bambo.

RÁDIO CLUBE

A Rádio Clube vai transmitir, através de flashes, durante a sua programação todas as procissões da quadra nazarena, iniciando com Traslado para Ananindeua na manhã da sexta-feira (6), que leva a imagem da Basílica Santuário até a igreja matriz de Marituba, num trajeto de 47 quilômetros. No sábado pela manhã a cobertura continua com as romarias Rodoviária, Fluvial e Moto Romaria que leva a imagem até o colégio Gentil Bittencourt, culminando com a cobertura integral da segunda maior romaria da festa que é a Trasladação, onde a emissora vai escalar 8 repórteres para a transmissão.

No domingo pela manhã a transmissão da Clube começa às 5h com movimentação nas ruas que compõe o trajeto da grande procissão, concentração e fiéis e promesseiros, desde a Catedral da Sé até o final da grande procissão na Basílica. Toda a transmissão será ancorada dos estúdios da Clube na avenida Almirante Barroso por Nonato Cavalcante, Walmir Rodrigues e por Hayna Hálex.

Camilo Centeno lembra que a cobertura deste ano reforça a integração do grupo RBA
FOTO: celso rodrigues