Batismo de aeronaves, apresentação folclórica, som de carimbó, terço e missa com visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré marcaram o receptivo de turistas do Círio 2023, na manhã desta terça-feira (03), no Aeroporto Internacional de Belém. As atividades realizadas na área de desembarque dos passageiros vão prosseguir até o sábado, dia 07, de 8h às 18h. A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur). O receptivo ao turista ocorre também na Estação das Docas até sexta-feira (6), de 10h às 20h.
Com uma decoração temática alusiva à quadra nazarena, as boas-vindas encantaram com o ritmo e cultura paraense. “A ação de bem receber os nossos turistas do Círio é uma prova da hospitalidade do povo paraense. Nossa pesquisa no Círio aponta que os turistas reconhecem essa receptividade e acolhida como um traço característico do povo do Pará. E um dos primeiros contatos desse turista é justamente no aeroporto. Ao desembarcar, esse visitante já sente o clima da cidade durante o Círio, que fica encantado com nossa religiosidade, cultura, gastronomia e opções de lazer”, afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
Evandro Santos veio de Manaus (AM) para o Círio de Nazaré e pretende passar duas semanas na capital paraense. Encantado com a recepção, já antecipou seu primeiro ponto de visita. “Quero muito conhecer a Basílica de Nazaré, em fotos acho muito bonita”, comentou.
Já Edno Gonçalves Junior veio diretamente de Brasília (DF) acompanhado da família. Animado com a recepção, dançou ao som do carimbó no desembarque do aeroporto. “Nossa vontade é passar o mês no Pará, não só em Belém, mas queremos conhecer também Santarém, Salinas e outros lugares”, revelou.
Abertura – A abertura oficial da 231ª edição do Círio de Nazaré ocorre nesta terça-feira, dia 03. O evento iniciará com uma missa, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Ao final da missa, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o Clero, os convidados e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém presentes, se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré, para aguardar o momento em que as luzes da fachada da Igreja serão acesas, juntamente com a iluminação da praça, e estará aberta oficialmente a Festividade Nazarena de 2023.