Grande Belém

Parceria analisará qualidade da água potável na Grande Belém

Parceria analisará qualidade da água potável na Grande Belém Parceria analisará qualidade da água potável na Grande Belém Parceria analisará qualidade da água potável na Grande Belém Parceria analisará qualidade da água potável na Grande Belém
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) divulgou nota confirmando que foi assinado na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, o Acordo Coletivo de Trabalho
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) divulgou nota confirmando que foi assinado na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, o Acordo Coletivo de Trabalho Foto: Ag. Pará

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e por meio do Laboratório de Engenharia Biológica do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade (PCT/Guamá), realizou coletas referente ao projeto – “Métodos modernos e tecnologias aplicadas ao diagnóstico de qualidade da água potável é utilizada na Região Metropolitana de Belém”.

O trabalho será realizado em fases. A primeira está relacionada ao coronavírus e à resistência aos antibióticos de última geração.

“Faz parte da carteira de projetos do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) do Pará, Ministério da Educação, administrado pela Organização Social Biotec-Amazônia e custeado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), prevendo a utilização de métodos modernos de biologia molecular e microbiologia para monitorar a disseminação do vírus da Covid-19 e de bactérias resistentes aos antibióticos de último recurso nas bacias hidrográficas e esgoto da RMB”, disse Artur Arrais, engenheiro sanitarista e ambiental da Cosanpa.

Além do propósito citado, a Diretoria de Operações da Cosanpa, solicitou também o monitoramento de parâmetros microbiológicos no Rio Guamá, Lagos Bolonha e Água Preta e, suplementarmente, nas principais Estações de Tratamento de Água da RMB, como as Cianobactérias, Clorofila, Fitoplâncton e Esporos de Bactérias Aeróbias.

De acordo com a Cosanpa, o monitoramento é importante para o desenvolvimento de parâmetros a serem monitorados no Rio Guamá e nos Lagos Bolonha e Água Preta, os principais mananciais de captação de água bruta da Companhia.

“Este trabalho tem uma resultante com base em dados que será o ponto de partida para a tomada de decisão relacionada ao gerenciamento dos processos de tratamento de água, em função de danos nos referidos mananciais ao longo do tempo. O entendimento acerca da forma que essa deterioração impacta na tomada de decisão visando ao melhoramento da eficiência das Estações de Tratamento de Água e, por fim, o atendimento das diretrizes da Portaria GM/MS n.º 888/2021, da Resolução CONAMA n.º 357/2005 e das condicionantes ambientais das Outorgas de Direito de Uso de Recursos Hídricos de titularidade da Companhia “, destacou Arrais.

Conforme a Cosanpa, a ação executada beneficiará diretamente cerca de 70% da população residente na RMB, alcançando de forma inicial Belém e Ananindeua, municípios atendidos pelo Complexo Bolonha. O trabalho será feito mensalmente, e pode ser reduzido com base nos resultados obtidos.