Os dias para o funcionamento completo do tradicional Arraial de Nazaré estão contados. Isso porque a montagem dos 19 brinquedos do parque de diversões ITA Center Park, já está sendo finalizada.
Além disso, a vistoria técnica dos brinquedos, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, está marcada para esta quinta-feira (28) e a expectativa é de que o parque já esteja aberto ao público na sexta-feira (29), para a alegria de adultos e crianças.
Mais do que um parque, o Ita, como é popularmente conhecido, é um dos maiores símbolos da festa mariana e, além de ser uma das principais atrações da quadra nazarena, também compõe boa parte da memória afetiva dos paraenses antes, durante e após o Círio de Nazaré.
Em 1973, na primeira edição do Círio de Nazaré, o Arraial não tratava somente de uma grande feira de produtos agrícolas. Além das barracas fixas, a movimentação do público também era acompanhada pelo comércio ambulante, por jogos, pelas danças coletivas negras, indígenas (lundum, chorado, cateretê, dança do bagre, mandu-sarará e bambiá) e europeias (dança das saloias e dança das camponesas), pelas apresentações musicais (normalmente apresentações de bandas) e teatrais.
Mas há 32 anos, o Parque ITA faz parte da programação do Arraial de Nazaré que, nesta edição, também conta com mais de 100 permissionários e cerca de 70 barracas, onde os visitantes encontram comida, artigos religiosos, brinquedos para todas as idades, artesanato, entre outros.
“Em 32 anos, esta será a 30a vez que o parque participa do Círio de Nazaré. Os únicos momentos que não tivemos a montagem do parque foi durante a pandemia, em 2020 e 2021”, conta o diretor de arraial e arrecadação, Albano Martins.
Entre as novidades anunciadas, está a volta do brinquedo denominado “Chápeu Mexicano” está de volta, assim como o “SaltaMontes”, que ficou muito tempo sem fazer parte do parque no Arraial de Nazaré, sucesso de público. A roda gigante também não veio ano passado, mas este ano está aqui.
O parque vai funcionar todos os dias, de segunda-feira a domingo, das 16h às 23h, fora da quadra nazarena e durante a festividade.