Círio de Nazaré

Círio 2023: Confira o roteiro completo das 14 romarias oficiais

O Círio de Nazaré de 2024, na sua edição de nº 232, está programado para acontecer no segundo domingo de outubro, dia 13 de outubro, e vai trazer à capital milhares de turistas Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
O Círio de Nazaré de 2024, na sua edição de nº 232, está programado para acontecer no segundo domingo de outubro, dia 13 de outubro, e vai trazer à capital milhares de turistas Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) confirmou as 14 procissões do 231º Círio de Nazaré, que este ano está marcado para o dia 8 de outubro. O roteiro, também conhecido como “Caminhos de Nossa Senhora de Nazaré”, foi apresentado na noite de ontem (26), em Belém, que inclui também o aparato de segurança que envolve mais de 20 órgãos públicos, como Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Belém (GMB), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA), Polícia Científica do Pará (PCEPA), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Forças Armadas, entre outros, para garantir a tranquilidade dos fiéis católicos, sobretudo, dos romeiros oriundo do interior do Estado ao longo da BR-316.

“Essa apresentação indica que está tudo certo para o Círio 2023, com tudo acertado entre todos os entes que envolvem a maior festa católica do Brasil. Um evento idealizado e organizado com muita fé, para que devotos de Nossa Senhora de Nazaré possam demonstrar sua devoção em uma das 14 procissões da nossa festa nazarena, ou até mesmo que possam participar do maior número possível delas”, disse Antônio Sousa, diretor de Procissões da DFN.

A apresentação incluiu todas as procissões, em especial as maiores como o traslado Belém/Ananindeua/Marituba, a mais extensa com 53KM e realizada na sexta-feira (6), a trasladação que acontece no sábado (7) e a mais esperada procissão do Círio de Nazaré, no dia 8. “Essas três procissões juntas reúnem mais de 5 milhões de pessoas devotas e, neste ano, com a possibilidade de chegar aos 6 milhões. Mas, tudo já está organizado, inclusive, com os órgãos de segurança e saúde, que fazem parte da Operação Círio, para que a manifestação de fé de todos seja feita de maneira segura”, completou Antônio Sousa.

Nesse sentido, durante a apresentação do roteiro de procissões o Círio Fluvial, que irá acontecer durante a manhã do sábado (7) com embarcações que saem de Icoaraci até a Escadinha, na Estação das Docas, foi citado de maneira especial. O motivo se deve a necessidade de os proprietários realizarem suas inscrições para poderem participar de maneira controlada e segura.

“É uma das procissões mais bonitas, mas também perigosa, que requer cuidados. Até o momento, das 350 vagas para embarcações e outras 150 para moto aquáticas, apenas 45 estão inscritas. As inscrições acontecem até o próximo dia 4 de outubro, e fazemos o apelo para os interessados para que a quantidade de embarcações esteja dentro do número ideal”, destacou o militar Calfa, Capitão de Mar e Guerra da Marinha.

A vinda dos romeiros e/ou peregrinos, ao longo da BR-316, oriundos de outros municípios para o Círio de Nazaré, também está incluída como evento, sobretudo em promover a segurança deles junto às Polícias Militar e Rodoviária Federal. “Essa é uma ação exclusiva do devoto, mas não tem como dissociar do Círio. Então, nesse esquema de organização, estamos alinhados com as polícias para que eles sejam escoltados. Para isso, estamos com 18 pontos de apoio na BR e outros 5 na Alça Viária, para que esse romeiro possa receber assistência, tanto de segurança como para alimentação”, disse Antônio Sousa.

Para isso, a DFN destaca a participação das forças de segurança, por meio da Operação Círio, organizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), do Governo do Estado, que irá garantir a realização segura de todas as procissões e eventos correlativos ao Círio.

“Temos esquematizado com a DFN todos os pontos de apoio de todos os eventos oficiais, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle, para atender a todas as ocorrências. Lembramos também dos eventos dessa época, como a festa da Chiquita, Auto do Círio, que não fazem parte da programação oficial, mas já se popularizou como desse período, por isso, também estaremos presentes. O Círio é um grande evento, que faz por merecer grande atenção das forças de segurança”, concluiu o tenente coronel PM Celton de Jesus, coordenador da Operação Círio.

Serviço:

Inscrições Círio Fluvial:

As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2023 poderão ser realizadas, gratuitamente, de 18 de setembro a 4 de outubro na sede da CPAOR (Rua Gaspar Viana, 575,  Reduto), de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (91) 3218-3950.

 

BAIXE O ROTEIRO OFICIAL DO CÍRIO NO LINK ABAIXO

APRESENTAÇÃO DO ROTEIRO DE EVENTOS CIRIO 2023 – novo