Voluntários atuam na recepção de visitantes para o Círio

Janes Jaques diz que desde julho o fluxo de visitantes no espaço Memorial de Nazaré começou a aumentar Foto-Wagner Santana
Janes Jaques diz que desde julho o fluxo de visitantes no espaço Memorial de Nazaré começou a aumentar Foto-Wagner Santana

Wesley Costa

Os voluntários do Setor de Atendimento ao Turista (SEATUR) da Basílica Santuário de Nazaré, já estão vivendo momentos de expectativas para a chegada do período do Círio de Nazaré. Para eles, essa época do ano representa uma grande oportunidade de compartilhar com os visitantes que vêm de todas as partes para vivenciar a festividade, a rica história de devoção mariana.

De acordo com a supervisora da SEATUR, Janes Jaques, desde julho o fluxo de visitantes no espaço Memorial de Nazaré começou a aumentar. Para o mês de setembro, várias visitas em grupos já estão agendadas e parte delas será com visitantes de outros estados brasileiros. “Recentemente, recebemos alguns grupos que vieram do México e da Itália. Nesse primeiro semestre tivemos ainda um fluxo de pessoas vindo de São Paulo, Manaus e do Maranhão”, contou.

Para poder receber tanta gente com a proximidade da quadra nazarena, voluntários foram escalados e treinados. “No ano passado, recebemos cerca de 3 mil pessoas somente na quinzena do Círio. Por isso, estamos confiantes que esse número vai aumentar e fizemos a preparação de mais 20 voluntários, através da Pastoral do Turismo, para somar com mais 30 pessoas que realmente são atuantes”.

Veterana na acolhida aos turistas, a aposentada Luciléia Furtado, atua como voluntária na SEATUR desde 2021. Ela diz que se sente honrada em poder compartilhar a história de Nossa Senhora com tanta gente diferente. “Me sinto muito bem aqui e me dedico ao máximo a esse trabalho. Amo Nossa Senhora de Nazaré e tudo que conquistei, através dela”, disse.

Para aqueles que vão iniciar essa caminhada de guia turístico no Memorial e na Basílica Santuário de Nazaré, Luciléia dá a dica. “Que eles possam se aprofundar nessa história de fé, porque é um desafio grande. Todo dia aprendemos uma coisa nova, então, esse estudo precisa e deve ser frequente. Que esse mesmo amor que sinto pelo trabalho, também os encontre e faça com que possam transmitir essa fé a todos que estiverem nos visitando”, diz.

Serviço

Com um acervo repleto de objetos que narram as manifestações de fé e a própria história do Círio, o espaço Memória de Nazaré fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h, e de 14h às 17h. Aos sábados, o museu funciona de 9h às 12h.

A taxa de entrada custa apenas R$6,00, com garantia de meia-entrada para estudantes. Para grupos maiores de visitantes é necessário fazer agendamento prévio para que a visita seja realizada. O contato pode ser feito pelo telefone: (91) 40098429 ou pelo e-mail da pastoral do turismo: pasturbasilicade [email protected].