Grande Belém

Prefeitura de Belém e Iphan discutem obras no Complexo do Ver-o-Peso

A comemoração dos 397 anos do Complexo Ver-o-Peso vai contar com dezenas de serviços oferecidos por várias secretarias municipais. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
A comemoração dos 397 anos do Complexo Ver-o-Peso vai contar com dezenas de serviços oferecidos por várias secretarias municipais. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

As obras do Complexo do Ver-o-Peso e da Via dos Mercadores (que incluem a requalificação das ruas João Alfredo e Santo Antônio, no centro comercial) foram tema de reunião da Prefeitura de Belém com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na tarde dessa quarta-feira, 30.

O encontro foi no Gabinete Municipal e contou com as presenças do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do presidente do Iphan, Leandro Grass, além de técnicos do órgão em nível federal e municipal.

Durante o encontro, foi debatido o projeto do Complexo do Ver-o-Peso, que será realizado em parceria da Prefeitura com recursos do Iphan. O projeto está em fase de ajustes técnicos, para então ser licitado e se iniciarem as obras.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância dessa obra para a cidade. “É uma obra que vai contemplar todo o Complexo, incluindo a feira do Ver-o-Peso, a do Açaí, os mercados de Carne e Peixe, a Pedra do Peixe, além da João Alfredo e da Santo Antônio”, explicou o prefeito.

Os serviços em todo o Complexo do Ver-o-Peso e da Via dos Mercadores estão orçados em R$ 86 milhões, recursos do Governo Lula por meio do Iphan. “Hoje nós tivemos um importante diálogo sobre o projeto do Complexo Ver-o-Peso, essa parceria estratégica do Iphan com a Prefeitura de Belém, já no conjunto de ações de legado da COP-30 para a cidade”, destacou o presidente do Instituto, Leandro Grass.