Grande Belém

140 anos do Bosque Rodrigues Alves: programação atrai centenas de pessoas

O espaço completou 140 anos com uma programação especial com atividades lúdicas e educativas em comemoração ao aniversário. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
O espaço completou 140 anos com uma programação especial com atividades lúdicas e educativas em comemoração ao aniversário. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Trayce Melo

Centenas de pessoas visitaram o Bosque Rodrigues Alves, na manhã desta sexta-feira (25), em Belém. O espaço completou 140 anos com uma programação especial com atividades lúdicas e educativas em comemoração ao aniversário. A programação especial acontece desde terça-feira (22) e se estende até domingo (27).

Além de proporcionar diversão, a programação também busca conscientizar sobre questões ambientais, ecológicas e a preservação da fauna e flora do espaço. Durante a manhã os frequentadores puderam assistir o Grupo de Carimbó da terceira idade do Cras da Pedreira se apresentar, fazer pinturas corporais com os animais encontrados no Bosque, colorir, acompanhar as exposições de animais taxidermizados e participar da contação de histórias. Também foi promovido o plantio de mudas de espécies em extinção, reforçando o compromisso com a conservação.

O Bosque Rodrigues Alves completa 140 anos nesta sexta-feira, 25, e para comemorar a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vai realizar uma programação para toda a família. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
As crianças assistiram a tudo bem de pertinho com a supervisão dos responsáveis. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A administradora do Bosque, Valéria Titan, conta que a programação atende a todos os públicos.

“A nossa programação está recheada de exposições. Estamos contando hoje, amanhã e domingo com a colaboração do Batalhão de Polícia Ambiental para estar justamente trabalhando a educação ambiental relacionada à conservação, mais conversas com jogos interativos. Também estamos com a exposição de ictiofauna que é exposta pela UFPA que fica localizada na frente da brinquedoteca e exposição de Compostagem que é feita aqui dentro. Além das pinturas corporais a respeito de nossos animais do bosque. Essas atividades são uma forma de trabalharmos a educação ambiental, principalmente com as crianças que são o nosso futuro”, explica. 

“Os 140 anos do Bosque Rodrigues Alves representam a conservação da biodiversidade. Falar de conservação muitas vezes as pessoas acham que é apenas não mexer naquele espaço. Na verdade é o contrário, é você conseguir fazer trabalhos neles sem danificar o que ele é, conseguir realizar pesquisas e conseguir promover e prover o hoje, o amanhã e o depois dele, até porque o bosque ele tá completando 140 anos, então passou por todas as gerações e o nosso trabalho aqui a que ele continue passando de geração em geração”, pontua Valéria Titan, administradora do Bosque. 

As crianças assistiram a tudo bem de pertinho com a supervisão dos responsáveis. Foi o caso da Helena de 4 anos, acompanhada do seu pai Thiago Noronha, 36 anos, motorista. “Ela gosta muito de explorar a fauna e flora. Está encantada com os animais, está atenta a tudo que os instrutores explicam. Ficamos sabendo da programação especial pela televisão, por isso viemos conferir. É um passeio divertido e de muito conhecimento em família”, diz Thiago Noronha.

Já a Cleidiane dos Reis, 26 anos, designer, estava acompanhada da Melissa de 3 anos, que prestava muita atenção à explicação sobre as espécies do Bosque. “Ela gosta muito de passear e curtir a natureza. Presta bastante atenção nas explicações e fica maravilhada com o Bosque, ela gosta muito daqui”, disse Cleidiane dos Reis.