Grande Belém

Cotijuba recebe a 5ª edição do Festival Gastronomia da Ilhas

Nesta 5ª edição será a vez da ilha de Cotijuba receber o evento. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Nesta 5ª edição será a vez da ilha de Cotijuba receber o evento. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A Prefeitura de Belém, por meio da Companhia Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), realiza nos dias 26 e 27 de agosto, a 5ª edição do Festival Gastronomia da Ilhas, em Cotijuba.

O evento vai reunir 15 empreendedores, 75 chefs de cozinha e auxiliares, gerando aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos. Também são esperados cerca de 2 mil participantes durante os dois dias do evento.

O projeto – Concebido e organizado pela Codem, o Festival Gastronomia das ilhas tem como objetivo fomentar a gastronomia e o turismo nas ilhas de Belém. Nesta 5ª edição será a vez da ilha de Cotijuba receber o evento, que tem concepção sustentável, qualifica a mão-de-obra local com cursos e oficinas durante etapa anterior à realização do evento.

O propósito é a geração de emprego e renda, e a valorização da cultura alimentar regional, contribuindo para o aperfeiçoamento e consolidação da cadeia criativa gastronômica de Belém.

O objetivo principal do projeto “Festival Gastronomia das Ilhas” é fortalecer, divulgar e somar esforços para a manutenção do Selo Belém Cidade Criativa da Gastronomia, concedido em 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Unesco) e também divulgar para o público interno e turistas a rica gastronomia paraense.

Formato e preços – O Festival consiste na apresentação pelos restaurantes participantes de cardápios diferenciados e específicos para o evento, que devem ser compostos por entrada, prato principal e sobremesa ao custo individual de R$ 59,90 e estar disponível para consumo nos dois dias de realização do evento.

O festival se recicla e inova a cada edição. Como detentora do Selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, por meio da atual gestão municipal, Belém já realizou quatro edições do projeto “Festival Gastronomia das Ilhas” (ilhas do Combu, Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro) reunindo cerca de 70 empreendedores, capacitando mais de 650 trabalhadores, gerando algo em torno de três mil empregos diretos e indiretos.

Para a 5ª edição, em Cotijuba, serão duas inovações em comparação com as quatro edições anteriores. A primeira é a consolidação do projeto que chega bastante prestigiado, com reconhecimento nacional, após a apresentação como case de sucesso no 1º Encontro Nacional de Cidades Criativas Brasileiras da Unesco. O evento foi realizado no início de agosto em Florianópolis (SC) e reuniu representantes das dez cidades criativas brasileiras, entre elas, Belém.