Começou na última quarta-feira, 23, em Belém (PA), mais uma edição do Ciclo de Seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em todas as regiões do país para apresentar e tirar dúvidas sobre o novo programa do governo federal. Na região Norte, o evento é realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação do Pará, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube, nos dias 23 e 24 de agosto.
Na abertura da programação, a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, deu as boas-vindas aos 900 inscritos no seminário da região Norte. Ela agradeceu, nominalmente, a todas as secretarias do MEC, ministérios, entidades e institutos da área de educação, conselheiros, secretários, dirigentes e profissionais de educação que contribuíram para a realização e participam do evento.
O secretário de Educação do estado do Pará, Rossieli Soares, afirmou que são grandes os desafios no estado para a área da educação, não só financeiros, mas também de infraestrutura, e que é preciso superá-los com a ajuda do governo federal, estados e municípios. Ele citou, em sua fala, a falta de climatização nas salas de aula, que impede os alunos de passarem mais tempo dentro das escolas.
“O Programa Escola em Tempo Integral vem para nos ajudar nisso. Muito obrigado por estarem aqui para nos ouvir e também para compartilhar o que tem sido o programa. Eu e o governador do estado, Helder Barbalho, estivemos com o Presidente Lula e o Ministro Camilo Santana desde o lançamento e estamos de braços dados para fazer com que a gente consiga decolar na educação do ensino integral em tempo integral. O Pará estará junto com o governo federal de braços dados para a gente continuar avançando na educação do Pará e do Brasil”, declarou.
Já a secretária de Educação de Belém, Araceli Maria Pereira Lemos, defendeu que a escola em tempo integral é uma política social, histórica e necessária para avançar na educação brasileira. “Ela já é uma prioridade da capital e estamos aqui não só para reafirmar o nosso compromisso, mas ver materializada uma política tão importante para a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, disse.
Painéis – Após a abertura, foi realizado o Painel Específico, com o tema “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, os direitos humanos, a ciência e a tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”. No período da tarde, às 14h, houve o painel “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil – Orientações para o Tempo Integral em Creches e Pré-Escolas”.
No segundo dia de debate, que será nesta quinta-feira, 24 de agosto, serão realizados três painéis, sendo um pela manhã e dois à tarde. O primeiro painel do dia discorrerá sobre o tema “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o Tempo Integral nos Anos Iniciais e Finais”.
À tarde, os painéis serão apresentados a partir das 14h e abordarão os seguintes temas: “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio.