Grande Belém

Pronto-Socorro da Augusto Montenegro será em regime 'portas abertas'

Complexo hospitalar contará com 110 leitos de urgência e emergência, contribuindo para desafogar demandas de outras unidades na Grande Belém. Foto: Paula Lourinho/Ascom Seop
Complexo hospitalar contará com 110 leitos de urgência e emergência, contribuindo para desafogar demandas de outras unidades na Grande Belém. Foto: Paula Lourinho/Ascom Seop

Com 87% dos serviços executados, o Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro será uma unidade de portas abertas para a população. Sob o gerenciamento da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o complexo dará suporte para outras unidades, bem como  desafogará o fluxo, funcionando como mais um ponto de assistência à saúde pública dos paraenses. O Estado investe cerca de R$ 145 milhões, para garantir uma estrutura ampla e moderna no novo equipamento.

Nesta quarta-feira (23), o engenheiro civil e titular da Seop, Ruy Cabral, fiscalizou o andamento das obras para que, em breve, o espaço seja entregue para o pleno funcionamento. “Hoje, a nossa equipe técnica da Seop veio fiscalizar o andamento das obras deste grande complexo que é o Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro”, afirmou.

“Estamos com cerca de 87% dos serviços executados com um efetivo de aproximadamente 400 colaboradores direto e indiretamente para que, em breve, possamos passar para a Sespa mobiliar e consequentemente entregarmos para a população, garantindo assistência à saúde pública de qualidade, um compromisso do Governo do Pará, da atual gestão em cuidar do povo de Belém. Esta unidade irá atender os bairros do entorno, como Marambaia, Tapanã, Benguí, Tenoné e os distritos de Icoaraci e Outeiro”, complementou o titular da Seop.

Com uma área construída de cerca de 28 mil metros quadrados, o Hospital terá 110 leitos para atendimentos de urgência e emergência, não havendo necessidade de encaminhamentos e atenderá moradores da Região Metropolitana e região do entorno, como os bairros do Benguí, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, dentre outros.

O Hospital será dividido em três níveis com subsolo, pavimento superior e térreo, além de um estacionamento com aproximadamente 600 vagas. Desde o início de sua construção, em junho de 2021, as obras com recursos do governo do Estado já geraram cerca de mil empregos diretos, o qual, atualmente, conta em seu quadro com 320 funcionários com serviços acabamentos e revestimento de pisos e paredes, instalações, dentre outras atividades.

O PS receberá o nome ´’Doutor Roberto Hesketh Cavalleiro de Macedo”, médico radiologista, referência em diagnóstico por imagem e reconhecido pela dedicação profissional, generosidade e atendimento humanizado junto à comunidade. Ele é o patrono do Núcleo Acadêmico do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa).