Pará

Comissões da Alepa aprovam reajuste de 15% no salário de policiais civis

Comissões aprovam aumento de 15% para policiais civis. Foto: Divulgação/Alepa
Comissões aprovam aumento de 15% para policiais civis. Foto: Divulgação/Alepa

Em reunião extraordinária conjunta, nesta terça-feira (22), as Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Segurança Pública (CSP) aprovaram dois projetos de lei complementar, do Poder Executivo, que concedem reajuste de 15% aos policiais civis do Pará.

A reunião foi coordenada pelo presidente da CFFO, deputado Chamonzinho (MDB) que disse que os projetos significam um “importante o gesto do Governo do Estado para valorizar a categoria”, que tem um papel essencial para a segurança da sociedade.

O presidente da CSP, deputado Delegado Nilton Neves (PSD) disse que a proposta trará mais equilíbrio na remuneração dos agentes da Polícia Civil. Ele explicou que o projeto vai reduzir a distorção salarial entre os policiais aposentados e os que que estão na ativa, que recebem valores menores com relação aos inativos.

Os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos da Polícia Civil do Estado do Pará (Sindipol), acompanharam a reunião. Segundo o presidente da entidade, Ednaldo Santos, o reajuste vai contemplar categorias como investigador, papiloscopista e escrivão e os servidores da área administrativa da Polícia Civil. “É uma recomposição salarial” para nivelar os salários dos policiais da ativa com os policiais aposentados. O sindicalista disse também que o valor de 15% é histórico, pois nas administrações passadas, o máximo que a categoria conseguiu foi 10%.

Santos explicou que os projetos atuais não chegam a nivelar totalmente as diferenças salariais com os aposentados, mas reduzem as distorções e são o início de um caminho para outras negociações, futuramente. Sobre os delegados, que não estão contemplados nestas propostas, Ednaldo informou que a categoria está em outra negociação junto ao governo, por meio da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Pará (Adepol-PA).