Grande Belém

‘Dia D’ aplica vacinas em 48 postos de Belém

O objetivo é promover ações de vacinação de alta qualidade para atualização do Calendário Vacinal de Crianças e Adolescentes. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará
O objetivo é promover ações de vacinação de alta qualidade para atualização do Calendário Vacinal de Crianças e Adolescentes. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Wesley Costa

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou neste sábado (19), o dia “D da Campanha de Multivacinação”. Ao todo, 48 unidades de saúde funcionaram para receber o público alvo formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos. Hoje (20), a campanha continua com atendimento no estádio da Curuzu, das 15h às 19h. A campanha segue até o dia 29 de setembro e a meta é utilizar, pelo menos, 90% dos imunizantes disponíveis para aplicação.

A nível nacional, a Campanha de Multivacinação teve início no dia 10 de agosto, com o objetivo de promover ações de alta qualidade para que seja possível manter o Calendário Vacinal de Crianças e Adolescentes, e fazer o resgate das coberturas vacinais dos programas de rotina ano 2023. A campanha também estabeleceu metas para cada Unidade de Saúde, de acordo com resíduo vacinal.

O secretário municipal de saúde, Pedro Anaisse, fez um alerta para que os responsáveis não deixem de levar suas crianças às unidades. “Esperamos ter a presença maciça do público atualizando as vacinas. Inclusive, vamos fazer um trabalho junto a rede de ensino para mobilizar crianças, através dos pais, quanto adolescentes ofertando a vacina de HPV contra doenças sexualmente transmissíveis e proteção contra o câncer do colo do útero. Esta ação é extremamente necessária e a sociedade deve tomar conhecimento e buscar nossos postos”, disse.

Além das vacinas de rotina, a prefeitura também continua ofertando imunizantes contra a Influenza e a Covid-19. Assim que ficou sabendo da programação do dia D, a pedagoga Aline Pinheiro, 41, levou seus dois filhos para garantir maior proteção contra as doenças. “Essas ações são excelentes, porque durante a semana a rotina é corrida. Então, quando tem essas ações mais pontuais facilita bastante a nossa vinda e participação desse momento de proteção”, diz.

UNIDADE MÓVEL

A campanha também se estendeu por meio da unidade móvel de vacinação, que estacionou na praça Batistas Campos. A corajosa Cecília de Nazaré, de 4 anos, recebeu três imunizantes dando ainda mais orgulho para a sua avó, Vilma Santos, 57. “Ela nunca reclama quando precisa tomar vacina e sempre sai bem alegre. Para os pais e para mim, que sou avó, também ficamos felizes que ela entende a importância das vacinas e mais tranquilos quanto a proteção dela”, contou.

A coordenadora de imunização da Sesma, Nazaré Athayde, lembra que os postos estão ofertando 14 tipos de vacinas que compreendem ao calendário infantil. “Estamos com imunizantes, por exemplo, contra poliomielite, a vacina pentavalente, contra meningite, rotavírus, tríplice viral e as vacinas contra a febre amarela, Covid-19 e outras tão importantes para a proteção dos nossos pequenos”, reforçou.

A Sesma reforça, ainda, que mesmo após o dia D as vacinas que fazem parte da Campanha de Multivacinação seguirão disponíveis nas unidades básicas de saúde de Belém de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.