Grande Belém

Vendas para o Dia dos Pais devem aumentar até 14%

Movimento em um shopping de Belém ainda estava tranquilo, mas deve aumentar bastante nos próximos dias  FOTO: Wagner Santana
Movimento em um shopping de Belém ainda estava tranquilo, mas deve aumentar bastante nos próximos dias FOTO: Wagner Santana

Ana Laura Costa

Com o Dia dos Pais se aproximando, vendedores e lojistas da capital estão na expectativa de bons lucros neste fim de semana. E não é para menos. Conforme pesquisa realizada e divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-PA), a estimativa é que, neste ano, haja um crescimento de 9% a 14% no volume de vendas dependendo do tipo de estratégia e de produto.

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 74,6% dos entrevistados planejam presentear os pais no próximo domingo (13). E a expectativa de lojistas e vendedores sobre o aumento nas vendas tem fundamento. Isso porque cerca de 13,2% dos consumidores deixam para comprar o presente na véspera e 5% no próprio Dia dos Pais, de acordo com os dados da federação.

Porém, ontem, o movimento de consumidores em um shopping center da cidade, na travessa Padre Eutíquio, no bairro da Batista Campos, ainda era considerado tranquilo na maioria das lojas de departamentos e os vendedores aguardam o “corre-corre” a partir de sexta-feira.

O gerente de uma loja situada no 2º piso do shopping, Weslley Vitor, 24, comentou que, de fato, o “mês das mães” é mais movimentado, por isso, a aposta de aumento nas vendas está para as vésperas da data. “Até domingo o pessoal ainda está comprando, então a partir de sexta-feira já aumenta o movimento, estamos esperando esse fluxo neste fim de semana”, afirma.

Mas se para alguns as vendas ainda não decolaram, para outros o mês dos pais é considerado o “primeiro Natal”. E levando em consideração que, entre as intenções de compras mais apontadas pela pesquisa da Fecomércio, destacam-se o vestuário com 45%, serão muitos os pais que irão comemorar a data trajando a roupa do time do coração.

Isso porque nas duas lojas dos dois maiores times do Estado, Paysandu e Remo, o fluxo de pessoas entrando e saindo das lojas foi intenso. A vendedora da loja do Remo, Tais Belém, 27, comentou que as vendas estão indo de vento em popa.

“Esse ano as vendas estão muito melhores do que no ano passado. Nós pensamos em algumas promoções, lançamos uma nova camisa em comemoração à data, então o movimento está muito bom! Geralmente a movimentação começa a partir de quinta-feira, mas desde o início da semana está ótimo. No final de semana, o que já está bom pode melhorar”, destaca.

A autônoma Ariele Barbosa, de 23 anos, passou na loja para garantir o presente do pai, que é um remista apaixonado. “Vou comprar uma camisa para ele porque sei que ele vai gostar, não tem erro, mas será um modelo do meu gosto, é uma surpresa. Tirei o dia para fazer isso, já que mais próximo da data fica aquela correria. Achei os preços bem acessíveis e estão dentro do orçamento”, disse.

MOVIMENTO

Na loja do Paysandu o movimento de clientes também não foi diferente e, de acordo com a vendedora, Nayara Rodrigues, de 26 anos, desde o início do mês, filhos e esposas são os principais clientes à procura da camisa perfeita para os pais bicolores.

“A procura está sendo muito grande e consideramos esse movimento bem melhor se comparado ao ano passado e muitas mulheres também chegam aqui para comprar presente para os sogros. Então, nossas expectativas estão sendo superadas, e para este final de semana, a gente espera vender muito mais, já que neste ano estamos trazendo novos modelos e uniformes oficiais”, afirma.

A professora Mara Oliveira, 34, comenta que o esposo é daqueles torcedores apaixonados pelo clube bicolor que faz questão de passar a paixão aos filhos. Sendo assim, não tem erro, a camisa do time do coração vai ser o presente certeiro. “Ano passado também comprei o mesmo presente porque não tem como errar numa hora dessas, é uma paixão de família e tenho certeza que ele vai gostar muito. Vou até personalizar com o nome dele”.

Expectativa em restaurantes para o domingo

Alexandre Nascimento

A comemoração do Dia dos Pais costuma ser marcada por um almoço especial entre pais e filhos, neste segundo domingo de agosto. É nesta expectativa positiva que os restaurantes de Belém já trabalham, por meio de promoções, cardápio e serviços, uma vez que a data é uma oportunidade de grandes vendas.

A expectativa é mesmo considerada promissora pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que apresentou números positivos em uma pesquisa relacionada ao Dia dos Pais. A entidade ouviu 1.862 empresários do ramo alimentício, em julho, e 81% deles esperam um aumento no faturamento em relação a mesma data do ano anterior.

É nessa perspectiva que trabalha o empresário Caio Guimarães nos dois estabelecimentos dele, o Amazon Beer que fica na Estação das Docas, e o Manjar das Garças, para o domingo. “Vivemos essa expectativa positiva, pois é uma data realmente muito procurada pelas pessoas. Não iremos fazer lista de reservas, mas iremos fornecer o atendimento especial a todas as pessoas que levarem seus pais para celebração dessa data tão marcante”.

O restaurante Engenho do Dedé, que funciona dentro de um shopping na Doca de Souza Franco, também está com expectativas em relação ao Dia dos Pais. “Esperamos superar em 10% os atendimentos em relação ao ano passado. Na verdade, todas as datas comemorativas deste ano superaram os números de 2022”, disse Mateus Ribeiro, gerente do restaurante.

Ainda de acordo com o gerente, o estabelecimento ainda irá fazer a promoção de presentear com uma garrafa de vinho português. “Será o benefício do consumo. Ou seja, a cada R$ 400 consumidos iremos presentear nossos clientes com esse vinho, que servirá de presente para os pais. Esperamos distribuir cerca de 180 garrafas de vinho”.

A mesma expectativa se vive no restaurante Capone, que funciona na Estação das Docas. “Nos baseamos nos anos que passaram que sempre as datas comemorativas chegam a triplicar a quantidade de clientes dos dias normais. Pensando nisso, esperamos que no Dia dos Pais venham muitos clientes, que não terão promoções, mas terão o bom atendimento digno dessa data”, concluiu João Carlos, gerente do estabelecimento.