Grande Belém

Cerca de 230 toneladas de resíduos foram coletadas em 30 dias em Belém

Cerca de 230 toneladas de resíduos foram coletadas em 30 dias em Belém Cerca de 230 toneladas de resíduos foram coletadas em 30 dias em Belém Cerca de 230 toneladas de resíduos foram coletadas em 30 dias em Belém Cerca de 230 toneladas de resíduos foram coletadas em 30 dias em Belém
Operação 'Trabalhando por Belém' já percorreu 38 km de vias, até o momento, contribuindo para o usufruto de ambientes mais agradáveis. Foto: Paula Lourinho/Ascom Seop
Operação 'Trabalhando por Belém' já percorreu 38 km de vias, até o momento, contribuindo para o usufruto de ambientes mais agradáveis. Foto: Paula Lourinho/Ascom Seop

A operação “Trabalhando por Belém” executada pelo Governo do Pará em conjunto com a Prefeitura completa, nesta sexta-feira (4), 30 dias de ações de limpeza, manutenção e zeladoria em diversas vias da capital paraense.

Diariamente, mais de 400 trabalhadores atuam com várias frentes de trabalho e em diversos corredores da cidade para a segurança da mobilidade urbana e trafegabilidade de veículos e pedestres.

Os serviços executados são varrição, caiação, roçagem, tapa-buraco, pintura de gradis e meio-fio, recuperação de muretas dos elevados da Júlio César, roçagem, podas de árvores para melhor visibilidade e recuperação de calçadas.

Através destes serviços de limpeza urbana, o Governo do Pará busca   assegurar uma cidade limpa e mais qualidade de vida para a população, bem como evita o descarte irregular de lixo e o surgimento de doenças para o bem-estar da saúde pública dos paraenses.

O cronograma de limpeza segue com os serviços de limpeza e zeladoria para que a manutenção das vias seja garantida. Dentre os pontos contemplados, estão alguns dos principais corredores da cidade que recebem um grande fluxo de pessoas e trânsito, como as avenidas Júlio César, Brigadeiro Protásio, Doutor Freitas, Duque de Caxias, Presidente Vargas, Nazaré, Magalhães Barata, Pará, Pedro Alvares Cabral, Almirante Barroso, a Rodovia Arthur Bernardes e as ruas Osvaldo Cruz, Antônio Barreto, Tiradentes, Assis de Vasconcelos, Padre Champagnat, 15 de novembro, Siqueira Mendes e Portugal, além do Portal da Amazônia e praça do Arsenal.

Até o momento, já foram coletadas aproximadamente 230 toneladas, mais de 5 mil metros quadrados de execução de calçadas, aproximadamente 96 m3 de recomposição de revestimento em concreto asfálticos e cerca de 228 vegetais que receberam os serviços de podagem, sendo 168 árvores na Avenida Júlio César e 20 na Duque de Caxias e demais pontos. Do mesmo modo, a ação contemplou 38 quilômetros de vias atendidas, até o momento.

O gerenciamento das atividades é da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) que executa e fiscaliza o andamento dos serviços. O titular da SEOP, Ruy Cabral, destaca a dedicação e empenho de toda a equipe.

“É visível que através desta iniciativa do Governo em parceria com a Prefeitura de Belém, conseguimos deixar nossa cidade mais limpa e ordenada para um fluxo seguro de veículos e pedestres. Estas ações são decorrentes de um planejamento definido junto à gestão municipal para que a limpeza urbana seja cumprida devidamente. Com o empenho de todos da equipe e, claro, de cada cidadão paraense, vamos continuar evoluindo e avançando para preservar cada espaço púbico da nossa belíssima capital”, disse o secretário de obras, Ruy Cabral.