Grande Belém

Belém tem muitas atrações para serem conhecidas

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a Organização Social (OS) Pará 2000 informam que, excepcionalmente nesta terça-feira  Foto: Irene Almeida
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a Organização Social (OS) Pará 2000 informam que, excepcionalmente nesta terça-feira Foto: Irene Almeida

Ana Laura Costa

Agosto chegou e Belém está no centro do mundo para o debate ambiental. Com isso, muitos visitantes chegam na cidade. E para quem está pela primeira vez e quer aproveitar a cidade é bom saber que não precisa ir muito longe ou viajar horas a fio para vivenciar o turismo de natureza. Confira alguns lugares para serem visitados!

Confira os pontos turísticos

  • Parque do Utinga

O Parque Estadual do Utinga, na avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, é um espaço ecológico que foi criado com o intuito de proteger ecossistemas naturais, preservar a biodiversidade amazônica assim como incentivar a realização de pesquisas científicas e sensibilizar a população para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O parque tem uma área equivalente a 1.400 campos de futebol que proporcionam atividades de lazer como trilhas ecológicas, pedalar de bicicleta, boia cross, caiaque, entre outras. Vale ressaltar que a entrada é franca e o funcionamento ocorre todos os dias, das 6h às 17h, exceto às terças-feiras.

  • Bosque Rodrigues Alves

Outro ponto para aproveitar a natureza é no Jardim Zoobotânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, localizado numa das principais avenidas da capital, a Almirante Barroso, no bairro do Marco. Inaugurado em 1883, o bosque possui mais de 80 mil espécies de flora e fauna, com ambiente muito tranquilo. A entrada custa R$ 2,00 e abre de terça a domingo, das 8h às 17h.

  • Porto Futuro

Já no bairro do Reduto, área central de Belém, o Porto Futuro também é opção de lazer. O parque oferece um espaço voltado para práticas esportivas, culturais e de lazer e, quem visita o complexo turístico, que integra a área portuária da capital paraense, encontra restaurantes e áreas para realização de eventos; pistas de corrida e ciclismo; banheiros públicos; playground; wi-fi grátis e um lago artificial para usufruir nesse calorão do verão amazônico. O Porto Futuro funciona de domingo a domingo, das 6h às 22h, com entrada gratuita.

  • Portal da Amazônia

O Portal da Amazônia fica às margens da Baía do Guajará, na orla da capital, no bairro do Jurunas. Inaugurado em 2012, o espaço que conta com um trecho de 2km, é ótimo para quem é amante de esportes. O local é uma ótima opção para correr, caminhar, andar de bicicleta, skate, patins, tomar uma água de coco ou até mesmo apreciar o pôr do sol. O espaço é livre para todos os públicos. E por falar em público, em Belém, há 241 praças distribuídas por diversos pontos da cidade. As praças da República, Batista Campos e Brasil, por exemplo, são bastante frequentadas pelos moradores da capital.

Inclusive, o vendedor autônomo Ricardo Souza, que trabalha vendendo água, refrigerantes e gelados na praça da República há mais de 40 anos, conta que espera os visitantes de braços abertos durante os próximos dias. “É bom para a gente que as pessoas conheçam a nossa cidade, esses eventos vão trazer melhorias para a gente tanto economicamente, quanto na questão de infraestrutura e desenvolvimento, né?”, disse.

  • Estação das Docas

Quem chega a capital não pode deixar de visitar a Estação das Docas. O complexo abriga bares e restaurantes que ficam bem em frente a Baía do Guajará. Além de dispor de um museu, teatro, lojas de artesanatos e espaços culturais.

Para quem quer apreciar a gastronomia paraense acompanhado do pôr do sol, vale a pena comparecer. A Estação das Docas abre todos os dias, das 10h às 2h.