Diego Monteiro
À medida que o mês de agosto vem se iniciando, o Centro Comercial de Belém passou por uma transformação: os itens da moda praia estão gradualmente sendo substituídos por produtos voltados ao Dia dos Pais, comemorado em 18 de agosto. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a data deve movimentar mais de R$ 26 bilhões em todo o Brasil.
A pesquisa revela ainda que, neste ano, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais, totalizando uma faixa de 110,5 milhões de pessoas. Isso representa um aumento de 8,7 milhões em relação ao ano passado. Além disso, 36% dos compradores estão dispostos a gastar mais do que no ano anterior, demonstrando uma inclinação para presentes mais sofisticados.
De olho nessa expectativa, os lojistas da capital paraense já começaram a montar suas estratégias. Tânia Ferreira Sousa, 45 anos, comenta que, embora o movimento seja mais tranquilo em comparação a outras datas comemorativas, o Dia dos Pais ainda é uma oportunidade de obter uma renda extra. “Para quem trabalha com vendas, fechar o mês com lucro é sempre maravilhoso, então não podemos reclamar, e este ano será ainda melhor do que em 2022”, declara a vendedora.
Tânia conta que produtos como barbeadores, rádios, telefones, caixas de som e outros objetos já assumiram pontos estratégicos em seu estabelecimento. “Ao entrar na loja, os clientes já se deparam com o que temos de melhor a oferecer para os pais. Além de produtos de excelente qualidade, estamos trabalhando com preços especiais para que o consumidor possa encontrar algo que agrade”, completa.
OPORTUNIDADE
A maioria das lojas já investe em divulgações e propagandas, além de realizar ações promocionais. Não é difícil andar pelas ruas do comércio local e se deparar com locutores narrando as principais ofertas para o Dia dos Pais. “Super promoção de calças, bermudas, camisas, shorts masculinos. É só entrar e comprar”, dizia Fabrício Santos, 48, locutor.
Segundo Fabrício, mesmo com o boom da internet, os consumidores ainda preferem visitar as lojas físicas para sentir a qualidade do produto e experimentá-lo, se necessário. “É assim que tentamos chamar a atenção deles, oferecendo peças excelentes que cabem no bolso. Renovamos nossos estoques novamente, com mais produtos e condições especiais”, explica.
A CNDL indica que a maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, especialmente em shopping centers (31%), shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Quanto aos fatores que influenciam o local de compra, 50% destacam o preço, 39% as promoções e descontos, e 39% a qualidade dos produtos.
Luciano Silva, 30, ressalta que a campanha para o Dia dos Pais começou desde na semana passada e que já estão colhendo os primeiros frutos com as vendas. “Ainda são poucas, é claro, já que os brasileiros sempre deixam para comprar tudo em cima da hora. Mas já estamos fechando bons negócios, principalmente com roupas, incluindo camisas básicas e calças sociais. Este ano será de muitas vendas, com certeza”, pontua o vendedor.