Grande Belém

Outeiro faz sucesso em qualquer dia

Movimento intenso em Outeiro faz a alegria dos vendedores
FOTO: WAGNER ALMEIDA
Movimento intenso em Outeiro faz a alegria dos vendedores FOTO: WAGNER ALMEIDA

Diego Monteiro

As praias de Outeiro, distrito de Belém, já apresentam movimento intenso de banhistas a poucos dias do último final de semana de julho. Na tarde de ontem, por exemplo, muitas pessoas aproveitaram as altas temperaturas para curtir o dia ensolarado, o vento e a água.

Entre as praias mais frequentadas, a Praia Grande se destaca pela animação dos visitantes. Muitos aproveitaram o dia para jogar futebol, mergulhar ou simplesmente relaxar sob um guarda-chuva com goles fartos de cerveja gelada. Desses, muitos preferiram antecipar a diversão para evitar os transtornos esperados no próximo final de semana, enquanto outros planejam estender a estadia até domingo.

“Aproveitando a folga para curtir”, declarou Leonardo Oliveira, 28. O feirante contou que ficou impressionado com a quantidade de gente em um dia no meio da semana. “De fato não esperava encontrar tudo isso de gente, mas uma coisa é certa, prevejo que no domingo tenha mais do dobro de gente. Hoje está mais tranquilo. Então escolhi o momento certo para estar aqui e posso afirmar que está muito bom”, explicou.

Quem também elogiou a ilha foi o repositor Nelverton Silveira, 34. “Trouxe os meus dois filhos, esposa, cunhadas, ou seja, toda a família para aproveitar essa tranquilidade. Pretendo sim dar um pulo no domingo por aqui, mas ciente de que vai faltar praia para a quantidade de gente. Mas as férias estão acabando, então os meus filhos merecem aproveitar esse finalzinho do mês”.

Mas a agitação não ficou restrita às praias. Próximo dali, no calçadão, os restaurantes ficaram cheios no horário de almoço e no restante da tarde. Muitos donos de estabelecimentos estão aproveitando o momento para impulsionar as vendas, investindo em cardápios diferenciados com preços atraentes, além de aumentar o efetivo de garçons para atender à demanda para os próximos dias.

Ivone Ferreira, 41, garçonete do restaurante Passa o Prato, revelou que “as vendas estão bombando desde o início da semana” e reitera que “os pedidos estão saindo bastante”. A expectativa no estabelecimento é que o número de clientes aumente ainda mais no sábado e domingo. “Já estamos preparados, com os nossos estoques abastecidos e comida para todos os gostos”, completou.

Além dos restaurantes, os ambulantes também marcam presença com os mais diversos produtos, desde boias, brinquedos e tira-gostos até a venda de frutas geladas para refrescar os banhistas. Uma dessas profissionais é Gleice Kelly, 29, que passa o dia todo andando pela praia em busca de boas vendas para fechar o mês com um bom rendimento.

De acordo com Gleice, o trabalho intenso só termina no dia 1º de agosto. “Temos que aproveitar a contagem regressiva, pois quem é autônomo e depende desse trabalho sabe que o movimento fica fraco depois das férias. Inclusive, esse final de semana agora, o último, vai ser um dos melhores. Essa não é só uma expectativa minha, mas de todos os vendedores da praia”, concluiu a ambulante.

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros estiveram presentes durante todo o dia, garantindo que mesmo com a grande movimentação dentro e fora da água, não fosse registrada nenhuma ocorrência grave. Os agentes também destacaram que os trabalhos continuam com orientações aos banhistas até o final do mês.