Grande Belém

Temporada é de promoções de moda praia

Joana Clara Gonçalves afirma que cada loja “vai usando a melhor estratégia para manter o caixa interessante”
FOTO: Wagner Almeida
Joana Clara Gonçalves afirma que cada loja “vai usando a melhor estratégia para manter o caixa interessante” FOTO: Wagner Almeida

Diego Monteiro

A poucos dias do término do mês das férias escolares, os comerciantes já começam a sentir a desaceleração das vendas relacionadas à moda praia em Belém. No Centro Comercial da cidade, por exemplo, as lojas já iniciaram o período de “liquidação de estoque”, com diversas placas promocionais que apresentam descontos de até 70% em biquínis, sungas, entre outros do segmento.

Mesmo com a recente queda no faturamento relacionado a esses itens, os lojistas foram unânimes em afirmar que este ano foi um dos melhores se comparado aos cinco últimos. “Essa redução nas vendas, principalmente de produtos de verão, já é esperada com a aproximação do fim de julho, então todos nós já temos essa noção por trabalhar há muito tempo no ramo”, pontua a vendedora Cristiane Silva, 45.

“No entanto, não podemos deixar de ressaltar que entre o dia 15 a 20, muitos vendedores já tinham alcançado suas metas. Agora, estamos apenas aproveitando os últimos dias do mês para vender, pois apesar de pouco, ainda tem saído uma quantidade até que interessante, principalmente daqueles clientes que vão aproveitar para viajar apenas agora”, conclui Cristiane.

OPÇÕES

Entre as inúmeras opções de lojas, os consumidores encontrarão preços promocionais nas conhecidas plaquinhas vermelhas, com peças que chegam a custar R$ 5. Há também outros pontos em que um conjunto que normalmente estava sendo oferecido por R$ 150, caiu para R$ 70, sendo que os vendedores garantem que se o cliente for bom de “choro”, ainda dá para baixar mais o preço.

Joana Clara Gonçalves, 31, é gerente de uma rede de lojas que trabalha justamente com esse tipo de segmento. “Cada loja vai usando a melhor estratégia para manter o caixa interessante e no nosso caso sempre pensamos: ‘o mês ainda não acabou, então vamos vender’. Estamos vendendo bastante, principalmente pelo fato de que todas as nossas peças estão no preço de atacado”, explica.

Além disso, quem espera esse momento para renovar as peças de banho, tem um leque de oportunidades quando o assunto é condições de pagamento. Além do parcelamento no cartão de crédito, a clientela pode aproveitar que alguns pontos oferecem o crediário próprio, ou se preferir, garante uma redução no preço se o pagamento for à vista, por meio de dinheiro em espécie ou PIX.

Josiane Costa, 45, aproveitou para voltar para casa com vários produtos. “Comprei para mim, para o meu marido e meus dois filhos”, revela. “O melhor é que, como já estou levando outros produtos de decoração para minha casa, para não ficar pesado no final do mês, ainda consegui parcelar em três vezes. Ou seja, estou abastecida para curtir a praia em janeiro”, concluiu a contadora.