Diego Monteiro
Com base no tema “Conhecimentos de Mulheres Negras, com Independência e Afetos na Amazônia”, será realizada hoje a 8ª Marcha das Mulheres Negras em Belém. A concentração será às 17h, na Associação Afro Religiosa e Cultural Morada de Oxóssi, na rua Osvaldo de Caldas Brito, no Jurunas, e segue até o Portal da Amazônia, com diversas manifestações culturais e momentos de reflexão.
De acordo com Flávia Ribeiro, representante da Marcha da Mulher Negra em Belém, são esperados cerca de 5 mil participantes. “Essa marcha é resultado de um período histórico de luta das mulheres negras. Então é um movimento em que colocamos nossos corpos, sabedoria e vozes no centro dos debates e saímos daquele grupo que é marginalizado para sermos ouvidas”, explica.
“Por isso que este ano estamos com esse tema que sugere a toda sociedade uma reflexão sobre a pauta das mulheres negras, de como é possível trazer a mudança com base nos saberes, além do afeto e da autonomia. Esse é o ponto de vista da mulher negra para tornar a sociedade mais justa e equânime, então são essas as questões que serão o centro da nossa ação hoje”, completa.
O evento tem um motivo a mais para lembrar a data, já que é o momento onde é comemorado os 32 anos do primeiro encontro das mulheres negras, ocorrido na República Dominicana, em 1992. Portanto, o evento ocorre no mesmo dia em que é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
Foi nesse dia que um grupo de mulheres negras dos países da América Latina se reuniram em Santo Domingos, na República Dominicana, para debater os direitos das mulheres, racismo e levantar questões sobre opressão de gênero, entre outras pautas.
SERVIÇO
8ª Marcha das Mulheres Negras
Concentração: Associação Afro Religiosa e Cultural Morada de Oxóssi
Data: 25 de julho de 2023
Horário: 17h
Endereço: rua Osvaldo de Caldas Brito, Jurunas.