Alexandre Nascimento
A consolidação das transações e/ou pagamentos via Pix é uma realidade, desde sua criação pelo Banco Central (BC), em 2020. Além dos estabelecimentos comerciais e autônomos, entre outros profissionais, agora as igrejas também disponibilizam aos fiéis a modalidade bancária como alternativa ao dinheiro em espécie, nas contribuições do dízimo e outras ajudas financeiras.
No Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, na avenida Pedro Miranda, na Pedreira, em Belém, a modalidade do Pix é visível nos bancos da igreja, com os símbolos do QR Code e a chave para a negociação disponíveis aos fiéis. “Sou dizimista e, desde que a igreja aderiu que também fosse feito por meio de Pix, é a única forma que faço minha oferta”, declarou Gabriel Mata, 23 anos, fisioterapeuta.
Para o devoto de Nossa Senhora de Aparecida, Carlos Martins, 27 anos, a adesão ao Pix possibilita também ao devoto fazer a oferta mesmo que não esteja presencialmente na igreja, assim como para outras ajudas financeiras. “Às vezes, por motivo de doença, não podemos estar na igreja. Mas, com o Pix, podemos fazer a doação de qualquer lugar que estejamos”, explicou Carlos Martins.
E a adesão ao Pix tem aumentado cada vez mais junto aos fiéis que contribuem financeiramente para as igrejas. Na paróquia de São Sebastião, que fica na avenida Senador Lemos, por exemplo, as doações feitas via essa modalidade correspondem a pelo menos 30%. “Esse percentual só não é maior porque as pessoas mais velhas ainda preferem fazer com dinheiro em espécie”, afirmou Tábata Prestes, membro da administração da paróquia.
Em nota, a Arquidiocese de Belém afirma que os fiéis têm utilizado o Pix com mais frequência, pois é cada vez mais comum que as pessoas carreguem menos dinheiro e cartões em suas carteiras, devido aos riscos de extravio e roubos. A mudança de hábitos na sociedade é uma constante, especialmente com o advento de novas tecnologias que visam melhorias. Os fiéis têm recebido bem a adoção desses mecanismos, pois eles trazem segurança, praticidade e comodidade, diz a nota.