Grande Belém

PMB promove curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio

A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022.
A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022.

Por causa do aumento considerável dos casos de tentativa de suicídio em Belém, será realizado nesta sexta, 7, e sábado, 8, o 1º Curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio. A qualificação é uma ação da Prefeitura de Belém, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Coordenação Geral do SAMU 192, em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente deste serviço.

O curso será ministrado pelo Ten. Cel. Diógenes Munhoz, que possui amplo conhecimento sobre a temática, com a participação de cem profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel 192 (SAMU) e 300 que trabalham em serviços de emergência da capital paraense e outros municípios do Estado, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e profissionais que prestam assistência à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Durante os dois dias de qualificação, serão apresentadas novas tecnologias sobre o atendimento adequado ao paciente que se encontra no quadro de tentativa de suicídio, assim como abordagens humanizadas, que envolvem a linguagem corporal amiga, timbre de voz utilizado para convencimento e neutralização da intenção do ato, entre outras práticas.

O 1º Curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio faz parte da programação semestral do SAMU 192, encaminhada ao Ministério da Saúde para a qualificação do Central de Regulação das Urgências, em Belém.