Grande Belém

PMB promove curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio

PMB promove curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio PMB promove curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio PMB promove curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio PMB promove curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio
A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022.
A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022.

Por causa do aumento considerável dos casos de tentativa de suicídio em Belém, será realizado nesta sexta, 7, e sábado, 8, o 1º Curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio. A qualificação é uma ação da Prefeitura de Belém, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Coordenação Geral do SAMU 192, em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente deste serviço.

O curso será ministrado pelo Ten. Cel. Diógenes Munhoz, que possui amplo conhecimento sobre a temática, com a participação de cem profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel 192 (SAMU) e 300 que trabalham em serviços de emergência da capital paraense e outros municípios do Estado, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e profissionais que prestam assistência à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Durante os dois dias de qualificação, serão apresentadas novas tecnologias sobre o atendimento adequado ao paciente que se encontra no quadro de tentativa de suicídio, assim como abordagens humanizadas, que envolvem a linguagem corporal amiga, timbre de voz utilizado para convencimento e neutralização da intenção do ato, entre outras práticas.

O 1º Curso de Abordagem Humanizada em Tentativa de Suicídio faz parte da programação semestral do SAMU 192, encaminhada ao Ministério da Saúde para a qualificação do Central de Regulação das Urgências, em Belém.