Grande Belém

Quatro mil servidores de Belém podem ficar sem receber; veja como evitar

O prazo de realização do Censo Previdenciário para segurados da Previdência Municipal de Belém terminou nesta sexta-feira, 30, mas até o próximo dia 14 de julho, ainda será possível fazê-lo, de modo on-line. Foto: Ascom/IPMB
O prazo de realização do Censo Previdenciário para segurados da Previdência Municipal de Belém terminou nesta sexta-feira, 30, mas até o próximo dia 14 de julho, ainda será possível fazê-lo, de modo on-line. Foto: Ascom/IPMB

Pryscila Soares

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) encerrará nesta sexta-feira (30) os atendimentos do Censo Previdenciário. Até ontem (27), cerca de 4 mil servidores efetivos, aposentados e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal de Belém ainda não haviam efetuado a atualização cadastral, funcional e financeira obrigatória realizada a cada cinco anos.

Quem não for recenseado até às 23h59, na data do encerramento, poderá realizar a atualização até o dia 14 de julho pela internet, por meio do site www.agendacenso.com.br/ipmb ou pelo aplicativo Meu RPPS.

De acordo com o IPMB, mais de 80% dos segurados do Regime Próprio de Previdência Social de Belém já se recensearam. O percentual corresponde a mais de 16,8 mil recenseados de um público total de quase 21 mil pessoas esperadas.

O Censo teve início em 12 de dezembro de 2022 com atendimentos on-line e presencial no auditório “Dr. Germano da Silveira Ramos”, na sede do IPMB. O segurado que não realizar o recenseamento corre o risco de ter proventos e remunerações suspensos, conforme alertou a presidente do IPMB, Edna D’Araujo.

“Estamos a quatro dias do término do Censo e ainda temos quatro mil segurados que não realizaram. Temos feito uma comunicação ostensiva, não só pelas redes sociais, como busca ativa, enviando telegramas para aposentados e pensionistas que sequer têm telefone”, disse. “A não realização faz com que o segurado fique passivo de não receber a remuneração e proventos. Vai ficar disponível on-line e, para os que não fizerem até 14 de julho, haverá a possibilidade de corte mesmo”, pontua a presidente.

ATENDIMENTO

Dentre os segurados que buscaram atendimento presencial ontem de manhã, no auditório da sede do IPMB, estava a médica e servidora aposentada do município, Edna Silva, 67. “Me ligaram para avisar sobre a atualização. Sou médica e ainda estou na ativa, então viajo muito para o interior. Tive que arrumar um tempo para poder vir fazer. Providenciei todos os documentos e achei o atendimento bom e rápido”, elogia.

Já o pensionista pelo município, Rosival Santos, 60, já havia feito duas tentativas de efetuar a atualização, sem sucesso. Ontem retornou ao atendimento presencial e conseguiu. “A primeira vez não consegui. Depois tentei fazer on-line e, também, não deu certo e hoje vim porque já está no final e consegui. Foi tranquilo e rápido”, comentou.

serviço

Censo Previdenciário

  • Encerra nesta sexta-feira (30) o prazo para o recenseamento para servidores efetivos, aposentados e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal de Belém. O atendimento presencial ocorre de 8h às 17h no auditório do IPMB, na Almirante Barroso, entre a Lomas Valentinas e Enéas Pinheiro, no Marco.
  • Também é possível realizar a atualização por meio da internet. Basta acessar o site do IPMB, o www.ipmb.belem.pa.gov.br ou www.agenda censo.com.br/ipmb, ou pelo aplicativo de celular Meu RPPS.
  • Após o final do prazo, quem não fizer o Censo deve fazê-lo por meio do site “www.agenda censo.com.br/ ipmb” ou pelo aplicativo Meu

RPPS, até 14 de julho.