Grande Belém

Marcha contra as drogas reúne centenas de estudantes em Belém

O objetivo da iniciativa foi conscientizar a população sobre os problemas decorrentes do uso e venda de substâncias entorpecentes. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará
O objetivo da iniciativa foi conscientizar a população sobre os problemas decorrentes do uso e venda de substâncias entorpecentes. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará

Wesley Costa

Neste sábado (24), centenas de pessoas participaram da Marcha Contra as Drogas de Belém, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju). O evento ápice da semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas 2023, reuniu alunos de mais de 65 escolas da capital, entre públicas e privadas. O objetivo da iniciativa foi conscientizar a população sobre os problemas decorrentes do uso e venda de substâncias entorpecentes.

O secretário de Estado de Justiça, Evandro Garla, lembrou que a semana de prevenção às drogas acontece desde 1996 na capital paraense, se tornando um importante meio de diálogo e combate às substâncias. “As drogas sempre chegam por um amigo ou alguém muito próximo. Então, como sociedade civil, temos que saber dizer não a elas. Por esse motivo estamos aqui, chamando a atenção para que todos possam sempre falar não as drogas”, disse.

Durante a marcha, os participantes caminharam pelas ruas de Belém com faixas, cartazes e palavras de ordem, expressando sua determinação em combater o consumo e também o tráfico. Entre o público, profissionais da educação também levantaram a bandeira e discursaram sobre o papel da escola no combate a todas as formas de violência.

“Esse é um momento importante, principalmente para a nossa juventude que, infelizmente ainda é bastante influenciável. Então, fazemos todo um trabalho de base, justamente para que muitos tenham a maturidade e autonomia para dizer não ao uso dessas drogas, não somente as ilícitas, mas até mesmo algumas drogas lícitas que afetam a maioria da população”, enfatizou a professora Lenita Vieira.

A semana de prevenção às drogas acontece desde 1996 na capital paraense, se tornando um importante meio de diálogo e combate às substâncias. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará

A aluna, Izabele Dias, 17, que esteve presente no evento junto com outros colegas de turma, destacou também a importância de diálogos sobre o tema entre os próprios jovens. “Ter esse momento de troca de iguais para iguais é muito mais vantajoso. Sabemos que, muitas vezes, a gente escuta mais um colega do que qualquer outra pessoa, então é válido partir desse centro as questões que vão nos ajudar a manter afastada as drogas do nosso ciclo”, pontuou.

A Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas foi instituída pela Lei 5.992/1996 e visa à integração de Estado e sociedade num processo de organização e programação que envolva diversos tipos de atividades educativas, culturais, sociais e esportivas. Já a marcha realizada anualmente, também foi declarada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará.